Conheça 7 tipos de bicicleta e veja qual combina mais com você

Conheça 7 tipos de bicicleta e veja qual combina mais com você

Se você curte bikes, provavelmente gosta de passeios por ambientes exóticos e interessantes ou de participar de competições. A prática do ciclismo é muito comum no mundo todo. Em certos parques e praças, existe a pista de ciclismo, destinada exclusivamente aos usuários dessa atividade. Sem falar nos aventureiros que percorrem o mundo montados em uma bike.

Por ser tão famosa, é comum encontrarmos diversos tipos de bicicleta. Listamos, neste post, os 7 principais. Conheça quais são e veja qual combina mais com você!

1. Híbrida

É um dos tipos de bicicleta preferidos pelos ciclistas que curtem aventura e, ao mesmo tempo, não dispensam passeios e viagens pelas estradas. E é justamente por isso que surgiu o nome “bicicleta híbrida”. Isso porque que ela reúne características de bikes de montanha e bikes de estradas.

Existem muitas opções de freios e engrenagens para esse tipo de veículo. É leve e rápida, ideal para quem deseja mais praticidade no dia a dia.

2. Fixa

A bicicleta fixa apresenta pinhão fixo com uma catraca que gira juntamente com a roda de trás. Trata-se de um tipo bastante simples de bike, sendo indicada para quem não faz questão de sofisticação e complexidade.

Não tem freio, pois apresenta apenas uma marcha e, praticamente, dispensa manutenção. Quem gosta de pedalar aos finais de semana, por puro lazer, esse modelo é um dos mais indicados.

3 . Single speed

Também está entre os tipos de bicicleta mais simples, apresentando somente uma marcha. Essa característica não é muito favorável para quem deseja subir ladeiras e atravessar terrenos mais íngremes. Também pode escorregar em superfícies planas.

Ou seja, o condutor tem que prestar bastante atenção para manter o controle sobre o veículo e evitar manobras e passagens mais arriscadas. É uma bicicleta mais leve, boa para correr, permitindo que o usuário usufrua de uma pedalada gratificante.

Pelo fato de ser constituída por uma quantidade menor de peças e de requerer baixa manutenção, a single speed é uma bicicleta de baixo custo, barata em relação à compra e aos cuidados (manutenção).

4. Comfort/dutch

Trata-se de uma bicicleta que sobe ladeiras muito bem, além de não exigir roupas específicas. Apresenta, contudo, algumas desvantagens, como velocidade não muito alta e o fato de ser pesada. Também requer maior manutenção.

A comfort é muito parecida com a bike dutch, que também é vertical e permite usar qualquer tipo de roupa. A dutch é muito comum nas cidades da Europa, sendo ideal para passeios casuais. Também é pesada, mas, diferentemente da comfort, não precisa de muita manutenção.

5. Dobrável

Destaca-se entre os tipos de bicicleta por sua natureza exótica. Ela pode ser dobrada com a finalidade de tornar seu transporte e o armazenamento de objetos mais práticos. Assim, ela pode ser levada dentro de ônibus, metrôs e até de táxis.

Tem rodas de dimensões menores, o que otimiza sua aceleração. Porém, duas desvantagens da bicicleta dobrável são:

  • o preço elevado;
  • não oferece um desempenho tão bom em percursos mais longos.

6. Cargo

Esse modelo foi projetado para conduzir objetos em grande volume, sendo grandes e pesadas. Esse tipo de bicicleta pode ser útil para pais que precisam levar com mais segurança seus filhos para a escola.

Entre a roda dianteira e a roda traseira, encontra-se um tipo de “trenó”, em que as crianças podem se ajustar com segurança. Cabe ao condutor guiar de forma responsável, garantindo assim a sua própria segurança e a dos objetos ou pessoas que estão dentro.

7. Fully rigid mountain

Entre os tipos de bicicleta mountain bike, esse é o mais avançado. Apresenta garfos fixos, pneus grossos e quadros grossos. Não se destina apenas às montanhas, podendo ser usada também dentro da cidade.

Por causa de seus freios de boa qualidade e de engrenagens eficientes, tem potencial para percorrer longas distâncias. Porém, para andar no asfalto, ela precisa de pneus menos espessos, mas finos.

Há ainda outros tipos de bicicleta, mas acreditamos que você já pode fazer uma boa escolha entre os modelos citados!

O que achou dessas dicas? Qual dos tipos de bicicleta prefere? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem informados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.