7 acessórios essenciais para a manutenção da sua moto off-road

7 acessórios essenciais para a manutenção da sua moto off-road

As motos off-road consistem em máquinas que precisam de manutenção mais rigorosa. Afinal de contas, elas estão expostas a muito mais riscos que podem comprometer seu desempenho, sua funcionalidade (vida útil) e também sua segurança.

Vale dizer que a segurança da moto equivale à segurança de quem a está pilotando. E se você quiser realmente ficar seguro, deve investir nos itens certos.

Abaixo, listamos os 7 acessórios essenciais para a manutenção da sua moto off-road!

1. O óleo lubrificante

O óleo lubrificante é um produto usado em diferentes partes da moto, como motor, radiador, filtro de ar, amortecedor e corrente. Existem óleos específicos para cada uma dessas partes.

Na hora de fazer a manutenção da sua moto off-road, é importante verificar a lubrificação das peças e componentes do veículo e proceder à utilização do óleo mais apropriado.

A falta de óleo tende a afetar o desempenho da moto, as peças começam a ficar emperradas, reduzem sua vida útil, sendo a oxigenação (a popular ferrugem) uma das piores consequências que a falta de lubrificação pode causar.

2. O limpador

O limpador é outro importante produto para a correta manutenção do veículo. Ele pode ser usado, por exemplo, no carburador e nos filtros.

O limpador de carburador elimina os depósitos e os vernizes nos reguladores, válvulas de borboleta, câmaras, surtidores, tubos venturi, flutuadores. Também aprimora a aceleração do motor e ajuda na estabilização do ralentí.

O limpador de filtros remove manchas das superfícies pintadas, plástico, cromo e outras coisas. Geralmente é ofertado em embalagens tipo spray e funciona como desengraxante também.

3. Os outros lubrificantes

Além do óleo lubrificante e do limpador, a moto precisa de outros lubrificantes para funcionar como:

  • aditivos;
  • desengripantes;
  • fluido do radiador;

4. Os acessórios para pneus

Os pneus são fundamentais quando você for fazer a manutenção da sua moto off-road. O reparador de pneus é um produto que apresenta a vantagem de fazer reparos instantâneos. Ele veda o furo (de forma parcial ou total), permitindo que a moto possa continuar percorrendo seu trajeto. O reparador pode ser aplicado em pneus com ou sem câmara de ar.

O kit reparador é um conjunto de ferramentas para o reparo de pneus por meio do processo de vulcanização a frio. É preciso verificar a câmara de ar e conferir se ela não precisa ser trocada. Existe lubrificante para pneus, produto que atua de forma preventiva, reduzindo riscos de danos na câmara de ar.

A trava também é importante para a segurança do pneu. É instalada no aro da moto, evitando que as bordas do pneu girem em falso caso seja exercida muita tração sobre ele.

5. Os protetores

Os protetores também são acessórios de manutenção preventiva, ou seja, evitam danos nas partes que antes estavam expostas. Há protetores para peças grandes, bem como para pequenos elementos, como os protetores para as válvulas da câmara de ar.

Entre os outros protetores, existem:

  • protetor de bengala;
  • protetor de amortecedor;
  • protetor de chassis;
  • protetor de disco;
  • protetor de escapamento;
  • protetor de eixo de câmbio;
  • protetor de farol;
  • protetor de guidão;
  • protetor de manopla;
  • protetor de mão;
  • protetor de motor;
  • protetor de mesa;
  • protetor de radiador;
  • protetor de quadro.

6. As lâmpadas

As lâmpadas também precisam ser verificadas, como a do freio, do farol e do painel na hora de fazer a manutenção da sua moto off-road.

Apesar de motos esportivas poderem dispensar o farol, é necessário ficar alerta às lâmpadas de seu veículo.

7. Os kits reparadores

Finalmente, podemos falar sobre os diversos kits reparadores disponíveis em algumas lojas. Eles envolvem acessórios para reparo de freios traseiro e dianteiro, para a pinça do freio, para o amortecedor e assim por diante.

É importante realizar a manutenção da sua moto periodicamente, pois ela vai garantir o melhor desempenho do veículo e sua segurança também.

Agora que já conhece os produtos e acessórios essenciais para a manutenção da sua moto off-road, acesse o site do Zelão e confira as nossas ofertas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.