Quais são as vantagens de utilizar um capacete escamoteável?

Quais são as vantagens de utilizar um capacete escamoteável?

Na hora de comprar os acessórios para andar de moto, é interessante pesquisar e entender bem tudo o que o mercado lhe apresenta. Para a proteção de sua cabeça, então, vale saber que os tipos principais de capacetes são: aberto, fechado e escamoteável.

O tipo escamoteável, que também é chamado de articulado, é uma proteção usada e muito bem aceita por vários pilotos. Trata-se de um equipamento híbrido, com características do capacete aberto e do fechado.

Veja quais vantagens o capacete escamoteável pode oferecer ao usuário!

1.A segurança integral

Um capacete escamoteável pode oferecer a segurança integral de um capacete fechado. Tudo depende do piloto. Isso porque o equipamento permite retirar ou elevar a parte inferior que protege o queixo juntamente com a viseira, mas caso o piloto ache melhor, poderá deixá-las, usufruindo assim de um capacete fechado.

É por esse motivo que esse capacete é chamado de articulado, pois as articulações na parte inferior dão ao piloto o direito de decidir se quer ou não manter a proteção do queixo.

Conforme a ocasião, ele poderá usá-lo como um capacete fechado — durante as longas viagens pelas rodovias. Nesse momento, ele terá proteção completa.

Com o sistema de bloqueio de boa parte dos capacetes articulados, o piloto fica totalmente protegido, pois a parte inferior não sairá do lugar.

2. A sensação de liberdade

Uma das insatisfações que os pilotos têm com os capacetes fechados é que eles não oferecem a mesma sensação de liberdades que os abertos, os quais, por sua vez, proporcionam menos segurança.

Com o capacete escamoteável, esse problema é facilmente resolvido. Se o piloto estiver sentindo muito calor ou se sentir incomodado com a equipamento todo fechado, poderá retirar a parte inferior e a viseira com bastante facilidade e assim dirigir com mais desafogo.

Ele deve escolher os momentos propícios para usar e não usar a queixeira. Tudo dependerá dos riscos envolvidos.

3. A praticidade

Outra vantagem que o capacete escamoteável proporciona é a praticidade. Não é preciso o piloto tirar todo o capacete para sentir-se mais confortável. Basta apenas desarticular a parte inferior e pronto. Isso pode ser feito, em muitos modelos, apenas acionando um botão que trava e destrava automaticamente.

Dessa forma, ele ainda continuará protegido com a parte superior do equipamento. A praticidade é uma qualidade muito considerada pelos pilotos na hora de escolherem seus equipamentos, pois evita dispender muito tempo com uma ação e os riscos que essa ação pode causar se ele realizá-la enquanto está guiando sobre a moto.

4. O custo-benefício

O custo-benefício pode ser outra vantagem do capacete articulado. Afinal de contas, o piloto estará praticamente pagando por um capacete dois em um. Ao invés de comprar apenas um capacete fechado ou um capacete aberto, ao invés de comprar os dois modelos, ele investe em um só equipamento que apresenta as características de ambos.

Para ter certeza de que o custo-benefício compensa, o piloto deve fazer uma pesquisa e comparar preços de capacetes fechados, de capacetes abertos e de capacetes escamoteáveis.

5. A aerodinâmica

O capacete escamoteável costuma oferecer aerodinâmica de boa qualidade, facilitando a pilotagem em diferentes posições. Sua tecnologia, dependendo da marca (como a Shoei) ajuda a diminuir o arrasto e o levantamento. A aerodinâmica da barra do queixo é melhorada com recursos como o Aero Deflector.

O formato também ajuda no quesito aerodinâmica. Algumas almofadas bem posicionadas permitem desviar o vento, bem como diminuir ruídos desagradáveis.

6. A versatilidade

Funcionando ora como capacete fechado, ora como capacete aberto, o capacete escamoteável torna-se um tipo mais versátil, servindo para diferentes ocasiões sem deixar muito a desejar.

O capacete deve ser tão versátil quanto o piloto e as situações que ele enfrenta, não acha?

O capacete articulado é uma boa opção para os pilotos. Mas analise bem antes de escolher qual seria o que mais se adapta ao seu perfil, levando em conta as atividades que você desenvolve.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de utilizar um capacete escamoteável, acesse o site do Zelão e confira os modelos de capacetes com os melhores preços do mercado!

2 comentários sobre “Quais são as vantagens de utilizar um capacete escamoteável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.