3 dicas de manutenção preventiva para motos off road

Zelão 3 dicas de manutenção preventiva para motos off road

Todo apaixonado por motocicleta sabe: há de se atentar para as manutenções preventivas da moto antes de pegar uma estrada ou uma trilha. E quando o assunto são as motos off road, essa premissa não é diferente. Você é aventureiroe adora andar fora da estrada com a sua motocicleta? No texto a seguir, daremos algumas dicas básicas sobre manutenção preventiva para motos off road.

Leia com atenção e não se esqueça de nenhum detalhe antes de encarar a sua aventura do final de semana. Afinal, como diz o ditado, prevenir é muito, mas muito melhor do que remediar.

Checagem de óleo e pontos de graxa

A primeira dica que daremos para você que é apaixonado por sua motocicleta off road é que você deve checar periodicamente o óleo do motor e os outros fluídos de sua moto antes de pegar a trilha. Verifique o nível do óleo do motor e lembre-se também de checar o fluído de freio e das transmissões da moto.

Outros pontos importantes aos quais você deve se atentar são os possíveis aparecimentos de pontos de graxa. Eles não são bons sinais. Caso perceba que sua moto off road está com muitos pontos de graxa aparecendo, leve-a para um mecânico de sua confiança antes de encarar a sua aventura.

Manutenção preventiva para motos off road: de olho nos protetores

As motos off roads, por serem feitas para andarem em terrenos irregulares, cheios de buracos e pedras, necessitam muito da boa condição dos protetores. Antes de fazer a sua trilha, cheque se todos eles estão em bom estado, para evitar que seu passeio seja interrompido precocemente por conta de um descuido. Fique sempre atento à manutenção preventiva para motos off road.

Possíveis quedas, pedras, galhos de árvore e até mesmo a ação da poeira sobre os elementos da motocicleta podem danificar esses protetores.

Fique de olho. Antes de sua viagem ou passeio lembre-se de checar:

  • O protetor de cárter, que protege as motos em caso de choques com pedras ou galhos;
  • protetor da bengala, que protege os retentores e a bengala de impactos ou da poeira;
  • O protetor de tanque, que evita danos em caso de quedas;
  • O protetor de discos, que resguarda tal peça contra possíveis pedras preservando o disco de freio e as pastilhas.

Cheque todos os cabos

Motos off road costumam ser mais exigidas que as normais. Por isso, é importante que você cheque periodicamente o estado de todos os cabos e conexões de sua moto. Isso também faz parte da manutenção preventiva para motos off road. A quebra do cabo de embreagem, por exemplo, algo bastante comum, pode significar o término de sua viagem. Como prevenção, efetue rotineiramente a lubrificação de todos os cabos de sua moto, e lembre-se de levar consigo um cabo reserva na bagagem.

Com essas dicas de manutenção preventiva para motos off road, você não vai ficar parado no meio da trilha com a sua moto. Navegue em nosso portal e conheça as melhores peças para sua moto off road. Aproveite e lembre-se: prevenir é melhor do que remediar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.