4 dicas para escolher o pneu para moto ideal

4 dicas para escolher o pneu para moto ideal

Apesar da longa vida útil de um pneu de moto, ele certamente precisará ser trocado, mais cedo ou mais tarde. Podemos dizer que quanto mais tarde, será melhor (desde que não comprometa a segurança do condutor).

Mas, enfim, quando chegar a hora de trocá-lo, como comprar um bom pneu? Veja a seguir 4 dicas para escolher o pneu para moto ideal!

1. Escolha o pneu para moto de acordo com o terreno

Esse ponto faz uma grande diferença, pois existem pneus específicos para variados tipos de terreno. Pneu para moto street, por exemplo, não é adequado para andar em trilhas, em terrenos irregulares e, muito menos, para enfrentar os percalços de uma competição esportiva, como motocross ou enduro.

Do mesmo modo, pneus off-road não são indicados para andar dentro da cidade, nem mesmo para fazer viagens no asfalto. Eles são projetados e testados visando ajudar a moto a obter o melhor desempenho em situações com altos níveis de dificuldades fora da pista. Em regra, são mais resistentes e duráveis.

Escolher o pneu conforme o tipo de terreno ajuda a evitar escolhas erradas que vão resultar em redução do tempo de vida útil do pneu e em maior consumo de combustível.

2. Avalie o clima predominante na região

O mais importante na hora de escolher um pneu para moto é, realmente, o tipo de terreno. Porém, existem outros fatores que podem interferir na escolha, como o clima local. Tal como acontece com os pneus de carros da Fórmula 1, que são substituídos respeitando as condições climáticas, os pneus de moto também precisam desse cuidado.

É recomendável conhecer a média da temperatura e das condições climáticas da região, antes de fazer sua escolha. A verdade é que existem pneus projetados para suportar o tempo seco enquanto outros são confeccionados para resistir melhor aos tempos chuvosos.

Pense bem: você acha que qualquer pneu para moto aguentaria, por exemplo, rodar no solo quente e rachado do sertão?

3. Fique atento às marcas

Certamente, existem marcas muito famosas que dispensam qualquer comentário, pois já estão consolidadas no mercado. Entre as marcas de pneu, podemos destacar:

pneu para moto

  • Michelin;
  • Borilli;
  • Pirelli;
  • Maxxis;
  • Metzeler;
  • Mitas;
  • Heidenau;
  • Bridgestone;

Também existem os pneus remold, mas não é muito aconselhável a sua aquisição. Apesar de serem mais baratos, o processo utilizado para restauração de um pneu usado não oferece nenhum tipo de certificação.

4. Fique alerta às dimensões

Outra dica para fazer uma boa compra de pneu para moto é conferir as dimensões. Esses dados constam no Manual do Fabricante, na tampa do tanque de combustível e, possivelmente, em outros locais. No entanto, se você não conseguir consultar tais dados naquelas fontes, eles estão devidamente registrados in loco, ou seja, no próprio pneu.

No sentido de nossa leitura (da esquerda para a direita), na parte superior do pneu, estão inscritos números relacionados a dimensões. Suponhamos que o pneu venha com esses números:

  • 100/90 – 18

A primeira medida corresponde à largura do pneu em milímetros, ou seja, 100 (10 cm). A segunda medida representa a altura, mas expressa em porcentagem. Assim, no exemplo dado, 90% sobre o valor da primeira medida (100 mm), ou seja, a altura é de 90 mm.  A última medida é o diâmetro do aro em polegadas. 1 polegada é igual a 25,4 mm (2,54 cm). 18 polegadas correspondem, portanto, a 457,5 mm ou 45,75 cm.

Existe outra forma de registrar essas dimensões:

  • 2.75 – 18

A primeira dimensão representa 2,75 polegadas e a segunda é o diâmetro do aro (18 polegadas). Nessa outra forma de grafia, a largura sempre é a mesma da altura do pneu para moto, isto é, 100%.

Em uma compra online, basta conferir as especificações técnicas do pneu à venda e comparar os dados.

Como você faz para escolher pneu para moto? Segue algumas dessas dicas? Faça seu comentário e diga o que achou do post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.