Qual é a hora certa de trocar o pneu da sua moto?
O bom motociclista fica alerta aos menores indícios de que sua moto precisa de uma revisão, de reparos, de uma pintura, de uma boa limpeza… e também depneus novos!
Os pneus, em geral, são confeccionados para resistir por muitos anos. Mesmo assim, é chegada a hora em que é preciso realizar a troca deles para garantir sua própria segurança e a eficiência do veículo.
Veja abaixo como saber o momento certo de trocar o pneu da sua moto!
A vida útil dos pneus
Embora não sejam dotados de vida própria como as pessoas, as plantas e os animais, os pneus possuem o que as indústrias fabricantes chamam de vida útil.
A vida útil corresponde ao período em que o pneu ainda se apresenta funcional, podendo ser usado, remendado, recauchutado e assim por diante.
Depois desse período, não é aconselhável continuar usando o pneu.
Esse é o momento de trocar o pneu da sua moto: quando acaba sua vida útil.
Não ajudou muito?
Você pode estar se perguntando: e quando vou saber que a vida útil do pneu chegou ao fim?
É mais fácil do que parece.
Os indícios que podem enganar
Pneu também pode ficar careca, que nem as pessoas. Porém, no caso do pneu, ser “careca” é apresentar um desgaste intenso na banda de rodagem. E isso pode comprometer fortemente o seu desempenho nas estradas.
Apesar desse indício ser usado por alguns motociclistas para trocar o pneu da sua moto, ele pode ser um alerta falso, pois como o desgaste não acontece de maneira uniforme por toda a banda de rodagem não é possível identificar com precisão se o pneu pode ou não pode rodar por mais alguns quilômetros.
Mas a legislação vem em socorro do motociclista. Ela determina que os sulcos de um pneu devem apresentar uma profundidade mínima de 1 mm (espessuras inferiores podem sujeitar o condutor a multas).
Agora, já está mais fácil determinar o momento certo para trocar o pneu da sua moto. Quando ele alcançar essa profundidade em qualquer ponto da banda de rodagem, você já pode substituí-lo.
O TWI determina quando você deve trocar o pneu da sua moto
Não foi só a legislação que veio ajudar o motociclista a responder à questão: “troco ou não troco?” As próprias empresas fabricantes desenvolveram um meio eficaz de deixar isso bem claro para o usuário.
Como? Através do TWI!
TWI ou Tread Wear Indicator (literalmente, indicador de desgaste do piso) é um filete feito de borracha colocado transversalmente aos sulcos em alguns locais da banda de rodagem. Quando o TWI fica bem perceptível aos olhos, no mesmo nível da banda de rodagem, é sinal de que chegou a hora de trocar o pneu da sua moto.
O TWI pode ser localizado sem dificuldade na lateral do pneu, onde existe a inscrição TWI (ou outro elemento indicativo, como uma seta ou mesmo o logotipo da empresa fabricante).
Cuidado com outros indícios
Porém, o TWI só é um bom indicador da vida útil do pneu se o mesmo ainda se apresentar em condições satisfatórias. Afinal de contas, cortes, bolhas e desgastes profundos de outra natureza também podem antecipar o final da vida útil dele.
Assim, se você identificar esses sinais, mesmo sem a banda de rodagem alcançar a profundidade mínima, o pneu deverá ser trocado por outro, respeitando as dimensões indicadas pela empresa fabricante.
É importante cuidar do pneu para que ele dure o tempo suficiente, alcançando até uma vida útil mais longa. A calibragem deve ser verificada todas as semanas e você deve dar a pressão adequada conforme orientações do manual. Todas as vezes em que for carregar bagagem ou pessoa na garupa, o pneu deve ser calibrado para suportar aquela situação.
Já olhou o TWI? Percebeu se já chegou o momento de trocar o pneu da sua moto? Ele está com muitos desgastes ou bolhas? Compartilhe suas experiências com outros motociclistas! Faça seu comentário!