Primeiros passos no motocross: veja algumas dicas importantíssimas
Motocross, também chamada de MX, é uma modalidade esportiva bastante praticada no Brasil e no mundo. Abrange diferentes categorias, como veloterra, enduro, trial e outras. O tipo de moto utilizado para essas competições é o off-road.
Os que desejam se iniciar nesse esporte precisam aprender algumas coisas. Essa é a finalidade deste post: passar algumas dicas importantes aos iniciantes de motocross. Leia e confira!
Na hora de comprar sua moto
O ideal seria comprar um modelo dois tempos, como 125 e 250. Assim, o piloto terá oportunidades de começar aprendendo do básico e, ao passar para uma 250F (quatro tempos), poderá aproveitar melhor os recursos que o modelo oferece.
A 250 dois tempos é considerada a moto com melhor custo-benefício no que se refere à manutenção e potência, mas requer certas habilidades e preparo físico.
Recomenda-se também, para os iniciantes, o uso de motos nacionais de 230cc, como CRF (Honda) e TTR (Yamaha). Apesar de não indicada para saltos, a 230cc desenvolve bem em pistas de velocross e mesmo em pistas de motocross. Elas são ideais para pilotos iniciantes no esporte com mais de 15 anos de idade. O melhor é que permitem uma escala de aprendizado: o piloto pode participar de trilhas, enduros, veloterras antes de praticar motocross. Seu custo de manutenção também compensa.
Conferindo o posicionamento de certos itens
Comprada sua moto, confira e ajuste certos elementos para que fiquem mais funcionais:
- Guidão: mais à frente;
- Manetes: pouco abaixo do guidão;
- Pedal de marcha: pouco acima da pedaleira ou no mesmo nível dela;
- Pedal de freio: pouco acima da pedaleira;
- Garfos: posicionados mais acima, melhoram o desempenho em curvas de baixa velocidade, mas pioram em curvas de alta velocidade; mais abaixo, acontece o inverso.
Ajustando as suspensões
Para isso, aconselha-se procurar um profissional competente e, ao mesmo tempo, um piloto entendido que passe as informações necessárias para ele. A regulagem das suspensões depende do peso do piloto e do nível de pilotagem que ele assume. A regulagem padrão consiste em:
- Fechar todos os cliques nos parafusos de compressão e retorno;
- Ir contando até abrir todos os cliques;
- Fechar tudo de novo e colocar na metade de cada regulagem.
Durante sua movimentação nas pistas de motocross, você irá realizando outros ajustes.
Lembre-se da relação:
- Compressão: quanto mais fechar os cliques, mais dura fica a suspensão; quanto mais abrir, mais macia ela fica.
- Retorno: quanto mais fechar os cliques, mais lento será o retorno; quanto mais abrir, mais rápido ele fica.
Tipos de combustível
Os tipos mais usados em motocross são:
- Pódium;
- Comum com Pódium;
- Comum;
- Combustível de aviação.
Acompanhando o tipo de combustível, será modificada a regulagem na carburação.
A “armadura” do piloto
Para sua proteção e segurança, deverá comprar equipamentos como:
- Capacete;
- Colete;
- Luvas;
- Botas;
- Joelheiras ou braces;
- Calça com proteção;
- Camisa;
- Cinta;
- Óculos;
- Protetor de coluna;
- Protetor de pescoço;
- Protetor de tornozelo.
Enfrentando a pista de motocross
Lembre que motocross é um esporte cheio de impactos e deslizes. Para enfrentar a pista, é preciso preparo físico que inclui:
- Treinamento da modalidade (conte com a ajuda de um instrutor competente);
- Exercícios físicos de musculação e aeróbica;
- Dieta alimentar saudável;
- Dormir bem;
- Reduzir o consumo de álcool.
Além disso, é preciso preparar-se psicologicamente, controlando as emoções e, principalmente, o medo, o nervosismo e a ansiedade. Uma volta de motocross dura, em média, 30 minutos mais duas voltas. Não há pausa para o piloto que quer vencer. Entenda melhor o conceito “Força G”, que é produzida até os limites totais da força e resistência do piloto.
Está se iniciando em motocross? Quais as dificuldades que encontra? Está seguindo as dicas acima? Faça seu comentário!