fbpx
Receba dicas grátis!

O que é motocross estilo livre

motocross é um dos entretenimentos mais populares entre as pessoas que curtem aventura e esportes radicais, tendo dado origem ao motocross estilo livre. Esse estilo de motocross, por sua vez, já faz parte da maior parte das competições de esportes radicais em todo o mundo e é a modalidade favorita de muitos apaixonados por motos. Você tem interesse em motos? Então, descubra o que é motocross estilo livre!

O que é motocross estilo livre?

Também conhecido como freestyle motocross, o motocross estilo livre é uma modalidade na qual os participantes fazem manobras utilizando suas motocicletas e que por elas recebem pontuação. Quem fizer mais pontos, é o ganhador da disputa.

Diferentemente do motocross convencional em que a disputa é baseada em uma corrida, o estilo livre exige mais técnica, prática e treino para que as manobras sejam executadas de maneira precisa.

Como funciona o motocross estilo livre?

Esse tipo de motocross é praticado em competições específicas e nas quais os diferentes concorrentes se apresentam para juízes. À exceção da modalidade em que todos os competidores precisam executar a mesma manobra, cada candidato receberá pontos de acordo com principais critérios que são:

Dificuldade da manobra

Assim como em competições parecidas de habilidade técnica, as manobras mais difíceis são as que recebem maior pontuação no motocross estilo livre, enquanto as mais simples recebem menos pontos. A execução da manobra também é levada em consideração e quanto mais próxima da perfeição, melhor.

Uso do percurso

Durante um campeonato de motocross estilo livre o competidor não tem apenas que acelerar na rampa e fazer as manobras acrobáticas, pois utilizar todo o percurso disponível também conta pontos a favor.

Reação do público

Quanto mais empolgante for a apresentação de um candidato, mais chances ele tem de vencer graças à reação do público, que também é avaliada. Assim, candidatos que tenham praticados manobras de dificuldade parecida podem ter resultados diferentes graças à reação do público.

Originalidade e estilo

Fazer apenas manobras difíceis, mas já muito conhecidas, nem sempre é a estratégia correta, já que a originalidade e estilo do competidor também são avaliadas. Assim, quanto mais elementos novos o motociclista trouxer, mais pontos ele ganha.

Quais são os equipamentos de segurança necessários?

Por se tratar de um esporte radical, é fundamental que os competidores estejam protegidos adequadamente para evitar consequências mais graves de possíveis acidentes. Embora os equipamentos não possam fornecer uma garantia integral, utilizar itens como capacetesluvas e cotoveleiras é fundamental para fornecer a segurança necessária.

Quem pode praticar o motocross estilo livre?

Para praticar essa modalidade é fundamental ser apaixonado por motocicletas e ter algum conhecimentos sobre a categoria principal de motocross. Ter interesse por esportes radicais também é importante, assim como todo o treino necessário para executar as manobras com segurança.

motocross estilo livre não deve ser executado por amadores ou iniciantes sem o treinamento e segurança adequadas, pois os riscos de acidente são mais elevados.

O motocross estilo livre fornece adrenalina e emoção, podendo ser praticado por qualquer apaixonado pelo estilo desde que com o treinamento correto. Os critérios dos juízes incluem a dificuldade das manobras, o estilo, originalidade, uso do percurso e reação do público.

O mais importante na prática dessa atividade, entretanto, é atentar-se aos equipamentos de segurança para garantir a integridade física. O que você acha do motocross estilo livre? Conte para a gente, nos comentários!

Adicionar comentário