6 dicas para limpar corretamente a sua moto

washing motorcycle Yamaha R6

Ter uma moto sempre limpa e bonita não é tão difícil e nem custa tanto! E você não precisa ir a um lava rápido para que ele realize uma limpeza básica. Você pode realizar o trabalho em casa, com mais conforto, comodidade e certeza de que todo o serviço ficará do seu gosto.

Ainda que você tenha que gastar um pouco do seu tempo do final de semana fazendo isso, com certeza valerá a pena depois que ver a sua moto limpa e brilhante. Para você limpar corretamente a sua moto, separamos algumas dicas indispensáveis a serem aplicadas na hora de deixar a sua moto pronta para o próximo passeio! Confira logo abaixo!

Espere o motor esfriar

Antes de começar a limpar corretamente a sua moto, verifique se o motor da mesma já esfriou desde que você a utilizou pela última vez. Esta é uma medida de segurança, uma vez que a água gelada, entrando em contato direto com o motor ainda quente, pode danificar radicalmente a sua motocicleta. Cuidado!

Observe as entradas de ar

Antes de começar a lavagem da sua moto com água gelada, não se esqueça de verificar as entradas de ar do seu veículo. Para higienizá-la, você deve fechá-las antes – isso porque, se entrar água nesta região, peças internas da sua motopodem ser danificadas. Procure vedar também a entrada do escapamento da sua moto para protegê-la durante a limpeza.

Evite os riscos de esponjas

Para que você não risque a sua moto na hora da lavagem, procure usar uma esponja macia na limpeza. Além de evitar arranhões, a sujeira também não vai ficar grudada nesse material quando você for molhá-la para continuar a lavagem.

Evite ao máximo usar buchas ásperas, uma vez que elas podem acabar fazendo com que você gaste futuramente com funilaria para deixar sua moto bonita novamente.

Use o produto certo

Na hora de escolher o produto de limpeza para higienizar a sua moto, procure optar por uma solução feita à base de água e desengraxante. Geralmente esse produto custa menos do que o detergente comum de cozinha, faz a mesma quantidade de espuma e ainda pode ser usado sem dissolver na corrente da moto e no motor. Entretanto, preste atenção na hora de comprar: não leve para casa desengraxantes com esfoliante, para não danificar a pintura da moto.

Atenção na secagem

Deixar a sua moto bem seca após a lavagem é fundamental para mantê-la funcionando bem, especialmente em suas partes elétricas. Além disso, a secagem é importante porque torna a finalização da higienização da moto – passar um pano com cera – mais fácil, uma vez que para o enceramento funcionar bem, a moto deve estar totalmente seca.

Cuidando de outras partes

Na hora de encerar a rotina para limpar corretamente a sua moto, faça-a com paciência: a cera evita que toda a pintura, em contato com o Sol, queime e fique descascada. Já nas partes de plástico é recomendado usar silicone: ele vai conservar os detalhes da sua moto. Se a sua tem detalhes cromados, usar saponáceo cremoso vai dar brilho a elas. No assento da sua moto, é bom utilizar hidratante corporal. Ele vai hidratar o couro, evitando que resseque, aumentando a vida útil do mesmo.

Essas são algumas das dicas que separamos para você limpar corretamente a sua moto, deixando ela sempre bonita e brilhante! Tem alguma outra dica de limpeza de motos que você pratica? Não deixe de compartilhar nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.