Pneus novos: quais são os cuidados necessários ao trocar os pneus da moto?

Pneus novos: quais são os cuidados necessários ao trocar os pneus da moto?

Os pneus estão entre os componentes da moto que apresentam maior durabilidade. Se o motociclista for cuidadoso, eles podem durar mais tempo que o previsto. De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde, eles precisarão ser trocados.

Nesse momento, é importante que o motociclista tome alguns cuidados para não fazer procedimentos errados e gastar mais, tendo prejuízos futuros. Veja os cuidados necessários quando for trocar os pneus da moto!

1. Evite pneus remoldados

Apesar de serem mais baratos, os pneus remoldados nem sempre são confiáveis. Talvez o melhor seja gastar um pouco mais e contar com um produto de boa qualidade, que não ofereça riscos nem ao veículo, nem ao condutor.

Comprar pneus novos é a recomendação dos que entendem bem do assunto e se preocupam com a segurança. No Brasil, é uma prática comum remoldar os pneus da moto e vendê-los — e muitas são as pessoas que os compram.

Nem sempre a remoldagem acontece seguindo as normas de segurança, e muitos realizam a operação sem nem mesmo ter autorização para isso. Sua integridade física e sua vida (e sua moto também) valem bem mais que alguns reais extras. Compre pneus novos e evite riscos desnecessários.

2. Escolha uma loja confiável para sua compra

Esse é outro ponto importante quando for adquirir os pneus da moto. É importante que você tenha a certeza de que o produto que ela vende é efetivamente confiável, ou seja, original.

Não se pode duvidar que algumas empresas podem vender pneus remoldados como se fossem novos. Apenas os motociclistas mais experientes conseguiriam identificar as diferenças. Uma boa loja é aquela que não foge das perguntas, que responde as mensagens do consumidor, que não recebe muitas queixas de seus clientes, que oferece garantias e comprova a procedência de suas mercadorias.

3. Só faça a troca com um mecânico especializado

É importante que, no momento em que for colocar os pneus novos, você faça a substituição em uma oficina confiável e com profissionais que saibam o que estão fazendo.

Ainda que possa aparentar ser uma tarefa simples a de trocar pneus, é preciso ficar atento, pois se eles ficarem desalinhados ou sem o balanceamento adequado, a tendência é que sua vida útil seja mais curta, pois os pneus ficarão sujeitos a desgaste precoce.

4. Tenha cuidado ao rodar com pneus novos

Não quer dizer que, por comprar pneus novos, você possa andar do jeito que quiser, rodando pelas piores estradas, sendo descuidado com a segurança e proteção dos pneus. Dessa forma, eles não durarão nem a metade do período previsto. Procure dirigir com responsabilidade e valorize sua nova aquisição.

Além disso, os pneus da moto são revestidos por uma resina cuja substância básica é a vaselina. Essa medida é tomada pelas montadoras visando evitar que os pneus fiquem ressecados. Só há uma maneira de remover a resina: é andando com a moto.

Devido à presença da resina à base de vaselina, o motociclista deve guiar com mais cuidado ainda. Os quilômetros iniciais devem ser percorridos com atenção duplicada. Fique atento às curvas, especialmente as mais fechadas. Não ande em velocidades muito altas. Evite também as frenagens repentinas que podem terminar em violentas derrapagens, com o motociclista e a moto no chão.

Esses são os cuidados que você deve ter sempre que for trocar os pneus de sua moto por pneus novos. Seguindo essas dicas, você dará grandes passos na compra segura e na utilização adequada dos pneus de seu veículo.

Está precisando trocar os pneus da moto? Então acesse o site Zelão e confira os melhores pneus por preços imperdíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.