Qual a frequência ideal para fazer a revisão de moto?

Qual a frequência ideal para fazer a revisão de moto?

revisão de moto

Os motociclistas que zelam pela sua moto certamente se preocupam com a sua manutenção. Eles em geral querem otimizar o desempenho (especialmente, se forem praticantes de esportes) e se esforçam por prolongar a vida útil de suas peças e componentes.

Só que muitos ainda têm dúvidas sobre o tempo certo para fazer uma revisão de moto. Se você ainda tem dúvidas, vale a pena fazer a leitura deste post!

A quilometragem média

Tal como acontece com os carros, as motos também precisam passar por revisões. A quilometragem recomendada para fazer essa revisão varia de acordo com o fabricante do moto e com o modelo dela.

Contudo, existe uma média para efetuar a revisão de moto: a cada seis mil quilômetros. Todas as motos 0 km apresentam em comum uma necessidade especial, pois elas precisam se submeter a uma verificação depois dos mil quilômetros. Essa verificação consiste, na verdade, em um controle de rodagem, pois o veículo está em fase de amaciamento.

A primeira revisão de moto

Durante a primeira revisão de moto, recomenda-se trocar o óleo e o filtro do motor. Deve-se ainda verificar o fluido de freio e lubrificar a corrente (também deve-se ajustá-la).

Nas próximas revisões, esses passos devem ser repetidos, mas já é necessário avaliar outros componentes e peças, ou seja, é preciso uma revisão mais abrangente.

Os cuidados com a segurança

Qualquer revisão de moto deve priorizar os itens de segurança, como freios, sistema de transmissão, óleo de motor, setas (sistema de sinalização), pneus.

É importante realizar a revisão em uma oficina de confiança. Assim, você estará priorizando a segurança, contando com a atuação de profissionais capacitados, qualificados para identificar problemas e agir de forma preventiva, evitando problemas no futuro.

revisão de moto

Para não vacilar com a segurança, o motociclista deve seguir o manual do fabricante. Seguindo o que manda o manual (“siga o mestre”), dificilmente ele precisará visitar a oficina antes de alcançar a quilometragem indicada — a não ser que a moto apresente indícios de que está com algum problema.

Os sinais de problemas

Caso a moto apresente certos indícios, pode ser necessário adiantar a revisão de moto. Um desses sinais é o ruído diferente daquele que é habitual. Ruídos anormais podem significar que a corrente, o sistema de transmissão ou o motor estão danificados.

O desalinhamento também é um sinal de que a moto precisa de manutenção urgente. Quando a moto começa a puxar para um lado, talvez seja o momento ideal de substituir os pneus.

Fique alerta!

Seguem alguns pontos para você ficar alerta. Assim que identificá-los, sua moto pode estar pedindo uma revisão. Os pneus devem estar bem calibrados (com a pressão recomendada pelo fabricante), pois a calibragem errada gera desalinhamento e contribui para o desgaste antecipado, o que coloca em risco a segurança do condutor. Lembre-se que pneus desalinhados também ajudam a aumentar o consumo de combustível.

A corrente deve ser lubrificada e ajustada a cada revisão de moto. Caso você escute ruídos de ferro em atrito, faça uma revisão — há grandes chances de a falta de lubrificação provocar o rompimento da peça. A cada trinta mil quilômetros rodados, a corrente precisa ser substituída por outra nova.

Se os freios apresentarem alguma falha ou se comportarem de forma diferente, é preciso revisar as pastilhas e ajustar os freios.

A troca de óleo de motor deve ser feita conforme determina o fabricante, ou seja, um período que varia entre mil a dez mil quilômetros percorridos. Esperar demais pode fazer o propulsor fundir. Já o carburador deve passar por limpezadepois de cada seis mil quilômetros percorridos.

As velas de ignição devem ser trocadas, em média, a cada seis mil quilômetros. Quando a moto está consumindo muito combustível, pode ser um sinal de que as velas estão precisando de substituição. Faça a revisão de moto!

Já faz a revisão de moto com essa frequência? Aproveite para registrar seu comentário!

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