Diferença entre um capacete de moto street e motocross

Diferença entre um capacete de moto street e motocross

O capacete de moto é um item essencial para a segurança do motociclista, independentemente do tipo de moto que ele pilota. No entanto, existem diferentes tipos de capacetes disponíveis no mercado, cada um com suas características e finalidades específicas. Neste artigo, vamos falar sobre as diferenças entre os capacetes de moto street e motocross, incluindo o capacete para moto e o capacete motocross.

Capacete de moto

O capacete de moto, também conhecido como capacete street, é o tipo mais comum de capacete utilizado pelos motociclistas. Ele é projetado para ser usado em motos de diversas cilindradas para o uso em cidade e para passeio (viagem), oferecendo assim uma combinação de estilo, segurança e qualidade.

Seu casco, possui vários estilos, estilo full face (fechado), escamoteável (robocop), aberto, escamoteável 180º, fechado com pala, escamoteável com pala, dentre outros. Todos projetados para te proporcionar um conforto e uma segurança na pilotagem. O casco pode ser produzido de diversos materiais, tais como: policarbonato, fibra de vidro, bi composto, fibra de carbono, multicomposto, vários materiais. Além do casco, os capacetes contam com vários estilos de fecho: temos o fecho de engate rápido de plástico, engate rápido de metal, e o Duplo D (fecho que garante maior segurança na pilotagem). Todos os capacetes contam com viseira de policarbonato transparente para uma maior segurança e visibilidade no trânsito que, quando usada fechada, protege contra o vento, pedrinhas, bichinhos, e outros objetos pequenos que podem ser encontrados no percurso. Alguns modelos de capacetes contam também com uma viseira interna solar, para que não tenha a necessidade de ficar fazendo a substituição da viseira transparente toda hora.

Dependendo do modelo, há a viseira espelhada e/ou a fume que é vendido separadamente, porém esta viseira está restrita apenas ao uso diurno.

Capacete motocross

O capacete motocross, por outro lado, é projetado especificamente para a prática do motocross e outros esportes off-road. O capacete de moto off road tem várias composições, tais como: plástico injetável, fibra de vidro, multicomposto e fibra de carbono. O capacete possui uma pala no qual ajuda contra pedradas, e também funciona como um “quebra-sol” não deixando os raios solares ir diretamente no olho do piloto atrapalhando sua pilotagem. Um outro fator é que os capacetes de moto off road possuem o fecho Duplo D, o mais seguro do mundo.

Para a prática de motocross, trilha, enduro, bike, há a necessidade do uso de óculos de proteção, pois o capacete não possui a viseira transparente (igual aos modelos de moto street). Esse óculos se faz necessário para evitar pedradas no olho, areia, barro, tudo que atrapalha a visão do piloto. Os capacetes possuem várias entradas e saídas de ar, para uma maior refrigeração interna, proporcionando um maior conforto e segurança para o piloto.

Diferenças entre o capacete de moto e motocross

As principais diferenças entre o capacete de moto e motocross estão relacionadas ao design e às características de cada tipo de capacete. Enquanto o capacete de moto é projetado para oferecer proteção, conforto e estilo durante a pilotagem em estradas, o capacete motocross é projetado para oferecer maior proteção e segurança durante a prática do motocross e outros esportes off-road.

O capacete de moto possui uma viseira frontal que protege o rosto do piloto contra os elementos externos, enquanto o capacete motocross necessitando assim o uso do óculos de proteção. Além disso, o capacete motocross possui aberturas de ventilação para permitir a circulação de ar e evitar o acúmulo de umidade.

Se você está procurando por capacetes de moto de alta qualidade, incluindo capacetes para moto e capacetes motocross, não deixe de visitar o site da Zelão Racing. Lá você encontra uma grande variedade de produtos para equipar e proteger a sua moto, incluindo capacetes das melhores marcas do mercado. Acesse agora mesmo e confira!