Quais são os melhores modelos de moto off-road?

As motos off-road são muito utilizadas para disputas de motocross e trilhas. Apresentam desempenho superior, mais resistência, design sempre mais atraente. As fábricas investem bastante nesses modelos de motos, pois seus usuários crescem cada vez mais e se tornam mais exigentes. A produção dessas motos é precedida de muitas pesquisas e experimentos e, ao final de tudo, são submetidas a testes decisivos, que comprovam realmente a sua eficiência nas pistas. Outro detalhe é que usuários de diferentes idades se interessam por elas e surge a necessidade de fazer adaptações convenientes.

Se você é um apaixonado por esse tipo de moto como nós somos, que tal conferir quais são os melhores modelos de moto off-road do mercado?

Honda CRF 230F

Motor OHC, monocilíndrico quatro tempos, derivado da antiga XR 200, com partida elétrica, mas adaptado às duras condições do off-road. O motor e o câmbio se adaptam perfeitamente em qualquer condição do percurso. Todos os componentes elétricos são bem protegidos. Suspensão hidráulica, com boa capacidade de absorver os obstáculos em média e alta velocidade, trabalhando em harmonia com o chassi, leve e estreito.

Yamaha WR 250F

Essa, moto off road tem grande porte e excelente desempenho. É destinada principalmente para enduros e rallys (e não para disputas em circuito fechado). Tem tanque maior, maior autonomia e dispõe de acessórios, como cavalete lateral e farol. Refrigeração líquida, motor DOHC quatro tempos com quatro válvulas de titânio, seis marchas, painel digital multifuncional.

Kawasaki KX 450F

Com aproximadamente 3,4 Kg a menos que suas antecessoras, a Kawasaki , que é um dos melhores modelos de moto off-road do mercado, além de ser a mais leve da categoria, facilita a pilotagem em curvas e saltos. O menor atrito do cilindro e o novo cabeçote permitem maior geração de potência e torque. Um novo kit portátil de calibragem DFI é vendido em separado e serve para modificar os mapas de combustível e ignição. Tanque de combustível e assento mais planos, protetores de radiadores mais estreitos, caixa de ar com menor ruído.

Ramon Sacilotti , bicampeão brasileiro de Rally Baja elogiou a leveza maleabilidade da moto, bem como a segurança que oferece para os scrubs (ato de deitar a moto no ar).

Honda CRF 450R

As primeiras versões desta máquina traziam muita força bruta, mas os modelos mais recentes têm desenvolvido melhorias, sobretudo, a fim de diminuir o peso e concentrar a massa, visto que esse nível de cilindragem (450cc) mobiliza muita massa, o que influencia na dirigibilidade do motociclista (na hora de mudar de direção, por exemplo).

Com um motor de um cilindro e quatro tempos, com arrefecimento líquido, e cinco velocidades de marcha, gerando potência máxima de 45 cv, você terá um ótimo desempenho nas provas! Os freios (dianteiro e traseiro) são a disco. Outro diferencial: a suspensão dianteira traz o garfo telescópico invertido a ar, que oferece resposta mais ligeira na transição entre compressão e retorno, sustentando por mais tempo o contato dos pneus com o solo, em terrenos irregulares.

Já possui algum desses melhores modelos de moto off-road? De qual gosta mais? Deixe a sua dica para os leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.