Receba dicas grátis!

Luvas para moto off-road: 4 dicas para comprar as melhores luvas de motocross

O motociclista deve fazer uso de todos os equipamentos necessários que possam garantir uma pilotagem segura em altas velocidades e diante dos diferentes obstáculos nas estradas.

As luvas para moto off-road exercem um importante papel no desempenho e na segurança do piloto. Você já tem as suas? Descubra 4 dicas para comprar as melhores luvas de motocross!

1. Fique de olho no tamanho das luvas para moto off-road

É importante comprar luvas no tamanho certo. Para isso, como sempre, a velha fita métrica ajudará. Você deve passá-la ao redor da mão, segurando-a no centro de sua palma.

A Tabela OMP oferece a seguinte tabela de medidas: 4,5, XXS, XS, S, M, L e XL. As duas primeiras não oferecem correspondentes no sistema brasileiro. As outras medidas apresentam a seguinte relação com o sistema de medidas brasileiro:

  • XXS: PPP (13,3 cm a 15,9 cm);
  • XS: PP (15,2 cm a 19 cm);
  • S: P (17,8 cm a 21,6 cm);
  • M: M (19,7 cm a 24,1 cm);
  • L: G (23,5 cm a 27,9 cm);
  • XL: GG (27,3 cm a 31,7 cm).

Em relação às medidas que não têm uma correlação em nosso sistema, existe a seguinte equivalência: medida 4 corresponde a mãos com dimensões entre 8,3 cm até 10,2 cm e a medida 5 corresponde a mãos com dimensões entre 9,5 cm a 13,3 cm.

2. Avalie as matérias-primas usadas na produção das luvas

Os materiais usados para confeccionar os produtos sempre representam um diferencial porque podem conferir ou não durabilidade e resistência a eles. Quando se trata de segurança, a qualidade dos materiais alcança uma importância ainda maior.

A luva para moto off-road produzida pela Fox (linha Dirtpaw) apresenta dupla camada de clarino na palma da mão, fecho de velcro e a presença de silicone em diferentes partes da luva, garantindo, assim, um maior grip ao punho do veículo — essa aderência é fundamental para os esportistas, pois favorece o desempenho e ajuda a evitar problemas decorrentes do deslizamento das mãos.

Já as luvas de motocross da linha Factory da ASW também têm as palmas das mãos em clarino e entre os dedos existe lycra, com punhos em Spandex. Algumas vantagens do clarino são a resistência à abrasão, boa durabilidade, melhor aderência, ótima capacidade de moldagem e facilidade para lavar (seja manualmente, seja na máquina).

O clarino é uma matéria-prima similar ao couro, mas é sintética e com elevada presença de microfibras. Sua estrutura é muito semelhante à do couro de verdade, apresentando a mesma resistência, mas sendo mais leve.

O Spandex é um tecido sintético, tendo um polímero como base, como o poliéster ou o nylon.

3. Escolha entre as luvas fechadas ou abertas

Existem luvas esportivas tanto fechadas quanto abertas. As abertas deixam à mostra os dedos. Alguns modelos podem até mesmo deixar parte do dorso descoberta.

De qualquer modo, as luvas para moto off road fechadas certamente conferem maior proteção em esportes mais radicais, evitando arranhões e impactos diversos nos dedos.

4. Opte por uma luva que se destaca esteticamente

O visual também pesa na hora de sua escolha. E não faltam opções. Há modelos com cores vivas ou uma mistura de cores que oferece a melhor impressão visual. Há algumas totalmente pretas (Mão Negra). Há outras cheias de grafismos.

A beleza da luva, certamente, oferece um grande diferencial para o piloto profissional e de bom gosto.

O que você achou das dicas que viu no texto? Já tem um par de luvas para moto off-road? Deixe seu comentário aqui no blog.

Adicionar comentário