Receba dicas grátis!

Dicas para viagens longas de moto

Viajar de moto faz parte do grupo de momentos impossíveis de esquecer. Se você já fez isso alguma vez na vida, basta fechar os olhos para se lembrar da última viagem. Concorda? O vento no rosto, a paisagem ao redor passando como um borrão e a sensação de liberdade ficam como tatuagens na mente.

Se você sente vontade mas, por algum motivo, nunca deu o próximo passo rumo a um destino longínquo, este artigo vai servir como um empurrão. Continue lendo e confira as melhores dicas para viagens longas de moto.

Faça uma revisão

A primeira dica serve para moto ou qualquer outro meio de transporte — carro, caminhão e até bicicleta. Afinal, é preciso se certificar que a parte mecânica está 100% apta a passar longas horas ininterruptas na estrada.

Itens como os freios, óleo, pneus, sistema de transmissão e sistema elétrico devem ser devidamente verificados, pois uma falha pode ser fatal. Por isso, entre em contato com um mecânico de confiança ou busque por profissionais de boa reputação e agende a revisão.

Garanta lugar para a bagagem

Em uma moto, o compartimento para levar as malas é reduzido. Por isso, deve ser usado com sabedoria. Se você não tem um baú, é importante comprar um. Levar mochilas muito pesadas ou amarrar tudo com elásticos na garupa, além de cansativo, pode reduzir a mobilidade.

Além disso, existem opções bem econômicas disponíveis no mercado. Com menos de R$200 é possível garantir um bom baú com capacidade para até 3kg.

Leve roupas adequadas

Além das peças que estarão na bagagem para serem utilizadas no lugar de destino, é preciso roupas adequadas para manter o condutor protegido da chuva e do frio durante a viagem.

Certifique-se de ter consigo luvas, jaqueta, capa de chuva e botas impermeáveis. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Equipamentos de segurança para viagens longas de moto

Durante uma viagem de moto, independentemente de toda a precaução que se tem, todos estão sujeitos a imprevistos. Mas o segredo para garantir que tudo corra da melhor forma é considerar também os imprevistos.

Por isso, existem alguns itens básicos que podem livrar você do perigo mesmo nos momentos de apuro. São eles:

  • canivete;
  • lanterna;
  • elástico;
  • trava da moto;
  • carregador portátil para celular;
  • spray selante para pneus;
  • garrafa d’água.

Quanto mais curta for a sua viagem, mais essa quantidade de itens pode diminuir. Vai viajar de moto em grupo e alguém vai fazer o mesmo trajeto de carro? Peça um espacinho do porta-malas emprestado para os seus pertences.

Tenha um mapa offline

A tecnologia facilita a nossa vida, mas também pode deixar a gente na mão. Por isso, se você não comprou um GPS pois sabe que qualquer aplicativo dá conta do recado, é melhor repensar. Existem lugares, principalmente na estrada, onde não há sinal de celular. Nesses momentos, é essencial contar com algo que funcione mesmo sem internet.

O Google Maps oferece a opção offline. Basta acessar o site e conferir o tutorial para fazer o download de mapas. É fácil e muito útil.

Seguindo essas dicas, suas viagens longas de moto serão ainda melhores, pode ter certeza. Gostou do artigo? Então compartilhe com os seus amigos! Assim vocês também já  combinam a próxima trip juntos!

Adicionar comentário