Receba dicas grátis!

Dicas para transformar sua bike em meio de transporte

Side view of young man in protective gear with backpack riding bicycle on street

Side view of young man in protective gear with backpack riding bicycle on street

Então você decidiu usar a sua bicicleta no dia-a-dia? Antes de adotar esse novo meio de transporte, você precisa estar atento a uma série de detalhes  que reunimos nesse post.

Antes de começar

Antes de começar a usar a sua bicicleta como meio de transporte, você precisa ter alguns cuidados. O primeiro deles é verificar se a sua bicicleta está em perfeitas condições: pneus cheios, peças lubrificadas, etc.

O segundo grande cuidado é escolher qual caminho você irá fazer. Defina o caminho com antecedência e dê preferência ao caminho que tiver mais trechos com ciclovias ou ciclofaixas. Caso não tenha vias para bicicletas no seu caminho, evite escolher avenidas com fluxo muito intenso de carros, ônibus e caminhões.

Equipamentos de segurança

Comprar equipamentos de segurança é indispensável. O principal deles é o capacete, que pode diminuir em até 90% as chances de traumatismo craniano em caso de queda. Mas também é importante contar com óculos, cotoveleiras e joelheiras, além de roupas apropriadas, que permitam a liberdade dos movimentos .  Caso pedale à noite, considere também, comprar roupas e acessórios com faixas reflexivas.

Convivência com os carros

Por lei, bicicletas devem circular em ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver esse tipo de via, o cliclista deve andar na rua (o que exige atenção redobrada).

Quando você usa sua bicicleta como meio de transporte em locais sem faixas adequadas, passa a dividir as ruas com os carros. Nessa convivência, as bicicletas são menores e, por isso mesmo, mais vulnaeráveis. Para garantir uma divisão do espaço pacífica e segura, fique atento à essas dicas:

não ande na contramão, nem no corredor entre os carros.

não ande muito colado ao meio-fio.

evite ultrapassagens e só as faça quando tiver certeza que está em condições seguras.

permaneça na faixa da direita.

fique atento às portas de veículos se abrindo.

tenha um cuidado especial em cruzamentos.

respeite os semáforos e a sinalização de trânsito.

use as mãos para sinalizar.

aposte em equipamentos de segurança como retrovisores e buzinas.

se você utiliza a bike durante a noite, invista também em refletores e faróis.

respeite sempre o pedestre, que é ainda mais vulnerável que o ciclista.

Adicionar comentário