Receba dicas grátis!

Como escolher o tamanho de quadro correto para sua bicicleta?

A adequação do corpo do ciclista à bike é importante para o bom desempenho na condução do meio de transporte. Isso é que se chama ergonomia: o melhor ajuste do homem ao meio em que ele desenvolve sua atividade — de modo que seja possível melhorar sua performance.

Nesse sentido, uma das medidas mais importantes diz respeito ao tamanho do quadro adequado para sua bicicleta. Mas como escolher o tamanho de quadro? Veja as dicas deste post!

Use a fórmula de Wilfried Hüggi

Apesar de existirem diferentes fórmulas e métodos para calcular as dimensões adequadas de um quadro de bicicleta de estrada, atualmente uma das mais usadas é a fórmula desenvolvida por Wilfried Hüggi, um famoso engenheiro suíço.

Essa fórmula é constituída pelo tamanho do cavalo multiplicado pela constante 0,65.

Entenda o que é o cavalo

Talvez, muitas pessoas ainda não saibam o que significa essa medida. O cavalo corresponde à distância entre as solas dos pés até a região do corpo do ciclista que se apoia no selim. Cada ciclista pode encontrar essa medida. Para isso, ele deve ficar descalço, manter as pernas ligeiramente distanciadas uma da outra e vestir a bermuda de ciclista.

Em seguida, deve encostar-se a uma parede e marcar, na parede, a altura de seu cavalo. Para obter essa medida, basta medir do chão até a marca usando uma fita métrica. O valor encontrado corresponde ao tamanho aproximado do quadro da bicicleta.

Veja como conferir as medidas

Para compreender melhor, vamos considerar um exemplo. Um ciclista tem um cavalo que mede 85 centímetros de altura. Usando a fórmula do Hüggi, basta multiplicar esse valor pela constante 0,65. Assim, 85 x 0,65 = 55,25. Aproximadamente, o tamanho de quadro mais compatível com esse ciclista deverá ter 55 centímetros.

No entanto, aqui no Brasil, não é comum os quadros apresentarem numeração ímpar. Nesse caso, o ciclista do exemplo deveria escolher um quadro com 54 ou 56 centímetros. A dica é optar preferencialmente pelo menor, ou seja, 54 cm.

Entenda as medidas do quadro

Muitos quadros de bicicleta apresentam o tamanho em um adesivo que está fixado ao tubo vertical. Nas especificações técnicas dos produtos online, as dimensões do quadro costumam ser registradas.

Na maioria das vezes, a medida do tubo vertical precede a do horizontal nas especificações técnicas, como 54 x 56 cm. Se vier apenas uma medida significa que ambos os tubos apresentam as mesmas dimensões, ou seja, o quadro é quadrado.

Identifique o tamanho do quadro para as mountain bikes

No caso das mountain bikes, as dimensões do quadro costumam ser expressas em polegadas. Esses quadros devem ser menores que os das bicicletas de estrada para facilitar a agilidade nas trilhas.

Por uma regra norte-americana, deve-se transformar os centímetros referentes à altura de seu cavalo em polegadas e subtrair 14 para encontrar o tamanho de quadro mais ajustado.

Cada centímetro equivale a 2,54 polegadas. Assim, uma altura de 85 cm deve ser dividida por 2,54, o que dá aproximadamente 33,5. Subtraindo 14 desse valor, tem-se: 33,5 – 14 = 19,5 polegadas (tamanho de quadro ideal).

Conheça a tabela e a nova numeração

Uma nova numeração está sendo usada, seguindo a mesma utilizada em roupas: S (pequeno), M (médio), L (grande) e XL (supergrande). No Brasil, a maior parte dos quadros apresenta tamanho intermediário, entre 17 e 18, seguindo a estatura média da população.

O uso de uma tabela padronizada também pode ajudar na hora da escolha, considerando a altura média do ciclista, e não seu cavalo. A tabela segue o padrão: altura do ciclista (em metros), tamanho do quadro de mountain bike (em polegadas) e tamanho do quadro de bike de estrada (em centímetros):

  • 1,50 m: 14”: 48 cm;
  • 1,60 m: 16”: 50, 52, 54 cm;
  • 1,70 m: 17” ou 18”: 54, 55, 56 cm;
  • 1,80 m: 19” ou 20”: 57 ou 58 cm;
  • 1,90 m: 21” ou 22”: 60 ou 62 cm.

Essas são algumas dicas de como escolher tamanho de quadro. Pesquise bem e descubra qual é a melhor opção para seu caso.

E você, o que achou do post? Gostaria de deixar seu comentário? Aproveite os espaços abaixo!

Adicionar comentário