Receba dicas grátis!

9 formas de economizar combustível em sua moto

formas de economizar combustível

A motocicleta é um dos veículos mais econômicos para se locomover, principalmente no dia a dia. Porém, é possível desenvolver formas de economizar combustível mesmo nas motos que mais consomem e assim não pesar os deslocamentos no bolso.

Listamos algumas formas de conseguir ter um bom desempenho e ainda economizar. Confira:

1. Manere nas aceleradas e freadas

Uma das formas de mais desperdício de combustível é com a aceleração incorreta da moto. O ideal é manter uma velocidade constante na qual seja possível realizar um número menor de freadas, principalmente as bruscas. Essa é uma das formas de economizar combustível mais eficientes.

2. Verifique a calibragem dos pneus

Um pneu murcho ou ainda muito duro gera um consumo de combustível acima do necessário pela necessidade do motor em trabalhar mais para compensar o excesso ou falta de contato com a pista. A calibragem correta do pneu, especificada no manual de instruções deve ser sempre seguida e a além disso, ela deve ser feita regularmente.

3. Não acelere com a moto parada

Muitos motociclistas têm o mau hábito de acelerar quando estão parados em um semáforo, porém, essa é uma forma de aumentar o consumo de combustível. Não faça isso a menos que seja realmente para iniciar o movimento da motocicleta, caso contrário você estará desperdiçando gasolina e ainda pode causar danos ao motor.

4. Evite carga desnecessária

Você tem um baú que utiliza para viagens e passeios, porém no dia a dia ele não é necessário, mas continua carregando em todos os deslocamentos. Uma dasformas de economizar combustível é retirando peso desnecessário da motocicleta, pois ela acaba precisando de mais energia quanto maior o peso.

5. Não aqueça o motor

Há muitos anos essa era uma prática necessária para dar partida na moto, porém com o desenvolvimento da injeção direta, isso não é mais preciso. Muito pelo contrário, apenas aumenta o consumo de combustível sem fornecer nenhum benefício a moto.

6. Ponto morto não é uma das formas de economizar combustível

Muitos motociclistas têm o hábito de colocar a moto em ponto morto nas descidas, porém, ao contrário do que se imagina, a moto continua consumindo combustível. Evite essa prática, pois além de não ser uma das formas de economizar combustível, ela ainda pode gerar riscos à segurança do piloto.

7. Limpe o filtro de ar regularmente

Ele pode parecer sem importância na moto, porém é fundamental para o desempenho correto. O filtro de ar limpo é uma das formas de economizar combustível, pois a energia é gerada a partir da queima de combustível com a ajuda do ar. Se o equilíbrio não estiver correto, a moto necessitará de compensar com o consumo elevado do combustível.

8. Atenção às trocas de marcha

Uma das formas de desperdício de combustível é não respeitar a necessidade correta de troca de marcha da motocicleta. Para isso, preste atenção aos sinais da moto de que está na hora de realizá-la e não mude a marcha antes da hora ou force-a até o limite.

9. Conheça sua moto

Ler o manual de instruções é uma das formas mais eficientes de conhecer sua moto, isso ajudará a ter um desempenho melhor em todos os aspectos. Além disso, ajudará ainda a prolongar a vida útil dela e de todas as partes que a compõem, assim como entender o funcionamento e conseguir economizar combustível tendo um desempenho melhor.

Todas essas formas de economizar combustível juntas ajudam a rodar mais sem pesar no bolso.

A economia feita em combustível não deve ser a mesma com os pneus, chega uma hora em que eles precisam ser trocados e isso não pode ser adiado. Confira alguns sinais de que essa hora chegou.

formas de economizar combustível

Adicionar comentário