5 indícios de que é hora de trocar os pneus da sua moto

Sport motorcycle wheel at the exhibiton.

A motocicleta requer manutenção constante para que continue sempre funcionando de forma eficiente, alguns itens precisam ser trocados periodicamente para garantir a sua segurança, um destes itens é o pneu. Isso porque ao longo de sua utilização, o desgaste natural que sofre ao circular por ruas e estradas, vai diminuindo a eficiência e segurança deles. Além disso, outros fatores, como a frequência que você utiliza sua moto também pode influenciar no momento da troca.

Mas você não sabe a hora certa de trocar os pneus da sua moto? Separamos alguns indícios de que está na hora de trocá-los.

Observe os sulcos

Uma forma de avaliar se está na hora de trocar os pneus da sua moto é se ele está careca. Um pneu careca, perde praticamente toda a segurança que deveria proporcionar ao motocicleta, isso porque os sulcos presentes no pneu são responsáveis por permitir a drenagem da água em dias de chuva, além disso, sua ausência diminui a aderência mesmo em dias secos.

Uma forma eficaz de determinar, é através da medição das ranhuras, se apresentarem menos de 1mm de profundidade, está na hora de trocá-lo, pois qualifica infração de trânsito.

Desgastes irregulares

Observar periodicamente o estado dos pneus é muito importante para evitar imprevistos. As irregularidades no desgaste, podem ser sinal de que está nahora de trocar os pneus da sua moto. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas é importante realizar a troca, assim como o alinhamento e balanceamento imediatamente, pois a irregularidade na superfície pode colocar em risco a estabilidade da moto.

Detecção de bolhas e cortes

Outros problemas que podem ser detectados com uma simples vistoria, são danos ao material, como cortes na borracha e bolhas. Isso significa que você deve trocar os pneus da sua moto imediatamente.

O asfalto muito quente ou ainda objetos cortantes que penetram na borracha, podem causar danos irreparáveis, por isso fique atento, principalmente quando observar locais propício a causar danos aos pneus.

Aparecimento de rachados

Geralmente este tipo de problema aparece quando a moto fica por muito tempo parada. A borracha começa a ressecar e as rachaduras no pneu surgem, principalmente na lateral. Quando isso acontecer, certamente a vida útil do seu pneu chegou ao fim. Caso continue circulando neste estado o pneu corre o risco de estourar e causar um acidente.

Observe o TWI

O TWI – Tread Wear Indicator, é um indicador desenvolvido pelas fabricantes de pneus para auxiliar os usuários na hora do diagnóstico sobre a troca do item. O TWI é um filete de borracha, localizado na banda de rodagem, transversal aos sulcos. Ele se posiciona lateralmente, e pode ser facilmente reconhecido pela indicação da sigla, uma seta ou ainda pelo nome da fabricante.

Quando ele se encontrar no mesmo nível da banda de rodagem, significa que você deve trocar os pneus da sua moto, pois sua vida útil chegou ao fim.

Aproveitou nossas dicas para trocar os pneus da sua moto? Caso tenha observado qualquer um dos indícios não perca tempo em trocá-los. O recomendado é que sejam sempre trocados os pneus dianteiro e traseiro simultaneamente, já que o desgaste costuma ocorrer de forma semelhante nos dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.