4 erros que você comete no motocross sem saber

erros que você comete no motocross

Pilotos de motocross estão tão habituados a efetuar certas manobras e repetir certas ações, que já fazem essas coisas mecanicamente, sem se darem conta. Outras vezes, eles fazem coisas conscientemente, na certeza de que elas são corretas. No entanto, muitas dessas ações são erradas e, não raro, são perigosas também. Outras vezes, eles se equivocam por não fazer certas coisas que deveriam.

Esse é o segredo do bom profissional: ele comete erros, mas consegue reconhecê-los e muda seu comportamento.

Veja a seguir quatro erros que você comete no motocross sem saber!

Não fazer treinos regulares pode comprometer seu desempenho

O primeiro erro que vamos citar é o de uma omissão: não treinar com regularidade. Não importa o quanto você tenha de experiência e conhecimentos, quantos títulos você já conquistou em campeonatos. É preciso treinar.

Claro que, dependendo do seu nível de profissionalismo, não será preciso treinar tanto, mas é fundamental sempre efetuar treinamentos regulares para manter a forma e garantir que ainda esteja preparado para realizar as manobras do esporte e encarar os piores obstáculos.

Esquecer-se de ajustar a moto pode trazer muitas dores de cabeça

Outro dos erros que você comete no motocross que podem trazer sérias complicações é o de esquecer de ajustar a moto. O ajuste do veículo garante conforto e segurança.

E o que se deve ajustar?

Tudo!

Guidão, manetes, suspensão, corrente, pressão dos pneus, altura do banco e tudo o mais que for necessário. Você deve fazer ajustes conforme o uso que faz do veículo, de modo que facilite as manobras, tornando-as mais eficientes e seguras, de maneira que você possa guiar a moto com mais confiança e comodidade.

Ser desleixado e imprudente ao fazer as curvas é um dos piores erros que você comete no motocross

Como se sabe, um dos mais delicados e importantes pontos na prática demotocross são as curvas. É preciso acompanhar as novas tendências e usar técnicas mais eficazes. Ao se aproximar da curva, reduza a marcha até chegar à marcha ideal para entrar, então acelere e saia da curva acelerando.

Lembre-se de quanto mais suaves forem suas manobras nas curvas, será melhor para você e para sua moto.

Exagerar no uso de certos recursos: exagerar na potência e no uso da embreagem são erros comuns que precisam ser evitados

O piloto deve ser responsável e cuidadoso ao aproveitar a potência da moto. Não adianta exagerar, forçando o motor, pois isso pode atrapalhar muito mais do que ajudar e você não vai conseguir os resultados esperados.

Esse é um tipo de ajuste que você não precisa fazer: mexer no veículo a fim de aumentar sua potência. É possível aproveitar a potência melhorando o tempo nas curvas e aplicando técnicas mais eficientes. Não precisa ficar trocando ponteiras de escape e cdi, pois a maioria das motos já apresenta potência boa, superior ao que os pilotos podem realmente aproveitar.

Outros dos erros que você comete no motocross e talvez nem saiba é o de exageradamente usar a embreagem, tal como faz com a potência. Em entradas de curvas, esse erro é ainda mais frequente, já que muitos pilotos agarram a embreagem e saem derrapando. Mas, agir assim, nem sempre é necessário: é possível usar o freio a motor.

Quais os erros que você comete no motocross sem saber ou perceber? Já se prejudicou em algum campeonato ou trilha por causa desses erros? Cite algum outro erro que considera importante! Deixe seu comentário e contribua para tornar este post mais rico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.