Você conhece bem a sua moto? Veja o guia básico da mecânica

Você conhece bem a sua moto? Veja o guia básico da mecânica

mecânica

Pergunte a um motociclista quanto tempo ele conseguiria viver sem a sua moto e veja o olhar de pânico que ele vai te dar. A verdade é que para algumas pessoas, andar de moto vai além da definição de prazer, é uma necessidade física. Esses veículos são a forma de sentir toda a liberdade, com o vento no rosto e toda a estrada pela frente. Por isso é tão difícil imaginar a vida sem elas. Você é uma dessas pessoas?

A verdade é que ao menor sinal de problema, qualquer pessoa correria para um mecânico em busca de ajuda. Mas no cenário ideal, o motociclista deve pelo menos desconfiar de onde vem o problema. No mínimo para que consiga descrever corretamente o problema para os profissionais.

Pensando nisso, preparamos um guia básico com noções de mecânica de motocicletas. Leia até o final e aprenda.

Entenda como funciona o motor

O motor é o coração da moto. É partir dele que toda a potência dela vem e se ele não está nas condições adequadas, é provável que você terá grandes dificuldades para pilotar. Basicamente, o conhecimento de mecânica que você precisa ter é que ele consome o combustível, provoca a queima dele e transforma essa energia em potência para pilotar nas estradas. Um dos principais cuidados que você deve ter é garantir que o nível de óleo esteja dentro do recomendado, de acordo com o manual da moto. Também é importante que você use o óleo adequado para isso.

mecânica

 

A mecânica da vela de ignição

vela de ignição está diretamente ligada ao funcionamento do motor. Isso porque é ela a responsável pela queima do combustível. Ou seja, toda vez que você der partida na sua moto, ela é acionada. Por isso, a mecânica da vela de ignição é uma das partes mais importantes do seu equipamento. Portanto, assim que comprar a sua moto, verifique as recomendações de manutenção e faça a revisão dela dentro do período recomendado pelo fabricante. A vela de ignição deve ser trocada sempre que atingir a quilometragem máxima de uso dela.

Avalie os rolamentos da sua moto

Os rolamentos são os responsáveis pela direção. Isto é, quando eles não estão em perfeitas condições, as chances são que as rodas travem e você perca o controle da sua moto quando menos esperar. Por isso, é preciso que você fique atento à mecânica desses componentes e mantenha a sua manutenção regularmente. O principal aqui é manter o nível dos óleos sempre de acordo com a recomendação do fabricante. Quando você fizer isso e subir na sua moto novamente, poderá sentir a diferença que uma boa manutenção faz. A moto certamente ficará mais macia.

O filtro de ar da sua moto

filtro de ar é um componente obrigatório em todas as motos. A grande diferença está no tipo de filtro que foi instalado na sua. Ele pode ser esportivo, papelão ou esponja, e a manutenção depende diretamente dessa informação para acontecer. Na prática, independentemente do material que ele é feito, sua função é limpar as impurezas e impedi-las de chegarem no motor da sua moto.

Entender o mínimo de mecânica é fundamental para qualquer motociclista. Com esses ensinamentos em mente, você nunca mais adiará a revisão da sua moto novamente. E ao menor sinal de problemas, procurará um mecânico que possa te ajudar a recuperar a vida da sua mais amada companheira.

Você tinha esses conhecimentos de mecânica? Conte nos comentários o que mais você gostaria de saber sobre a sua motocicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.