Viagem de moto pela Serra do Rio do Rastro: conheça esse roteiro

Viagem de moto pela Serra do Rio do Rastro: conheça esse roteiro

Zelao Viagem de moto pela Serra do Rio do Rastro conheca esse roteiro

Motociclistas que curtem o vento no rosto e o caminho pela frente, devem conhecer a estrada da Serra do Rio Rastro. Localizada nas Serras Catarinenses, ela liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra e São Joaquim. A vegetação serrana integrada com o relevo da região cria um dos visuais mais impressionantes do Brasil.

Para quem quer viajar e elogiar os olhos, conhecer a Serra do Rio Rastro é o plano ideal para a próxima viagem de moto.

Origens nos tropeiros

Originalmente, essa era a rota de transporte de mercadorias da região litorânea para as cidades do planalto catarinense. Utilizada principalmente pelos tropeiros viajantes carregados de produção local, a lenda diz que a trilha era de difícil acesso e com áreas bastante perigosas. Muitas expedições chegaram a perder duas mulas nos precipícios da encosta. Hoje em dia, a estrada da Serra do Rio Rastro já foi modernizada e pode receber sua viagem de moto com segurança.

Urubici, a cidade do turismo de aventura

A cidade de Urubici fica ao longo da estrada da Serra e tem na sua formação montanhosa grandes atrações para o turismo de aventura. O rapel nos paredões, as cachoeiras, a canoagem em um dos rios da região, as cavalgadas e caminhadas por trechos com variados graus de dificuldade são opções de diversão caso dê aquela vontade de descer da moto.

Viagem de moto por estrada bem conservada

Além do visual que encanta qualquer pessoa, a viagem de moto pela Serra do Rio Rastro é o sonho de qualquer piloto. Apesar de não ser pedagiada, ela está em excelente conservação e é um tapete para o seu grupo de amigos explorar. Mas não confie cegamente. Em estradas frequentadas por caminhões, é fundamental ficar sempre alerta para buracos que podem aparecer. Além disso, tem uma rede de hoteleira para todos os gostos e bolsos, que poderá ser a base para o grupo descansar, passar a noite e poder pegar a estrada novamente no dia seguinte.

Como chegar?

Saindo de São Paulo pela BR 101 são 850 quilômetros de estrada. Planeje-se para chegar à Serra durante o dia para aproveitar o visual. Se necessário, faça uma parada para dormir e retome a viagem no dia seguinte. Você vai precisar de atenção quando começar a visualizar a beleza da região.

A melhor parte está na descida de 12 quilômetros de curvas fechadas e natureza exuberante. Nessa hora não precisa ter pressa. Quanto mais rápida for a descida, por menos tempo você aproveitará o que a Serra do Rio Rastro tem de melhor.

Uma viagem de moto é o que todo amante dos motores deseja para o fim de semana ou para as férias. Ouvir o som do vento sendo cortado rapidamente e poder conhecer as mais diversas regiões do país são privilégios inestimáveis para a vida de uma pessoa.

Para realizar esse programa com os amigos, certifique-se de que as motos estão com a manutenção em dia, estude o trajeto da viagem e programe paradas estratégicas. De nada adianta a aventura se ela não for feita com segurança. Voltar para casa com saúde é a parte mais importante da viagem.

Já pensou em pegar a estrada com os amigos e conhecer a Serra do Rio Rastro? Conte nos comentários sobre outras regiões interessantes para se conhecer no Brasil e confira mais seugestões no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.