Tudo que você precisa saber sobre aditivo para moto

Tudo que você precisa saber sobre aditivo para moto

aditivo para moto

O aditivo é associado a um produto extra, adicionado comumente a certas substâncias, em geral o combustível, com a finalidade de otimizar o desempenho de alguns componentes do veículo. Só que existem diferentes tipos de aditivos, e por isso é importante saber como usá-los devidamente.

Quer deixar sua máquina mais possante, mas fazendo tudo direitinho? Saiba o que você precisa saber sobre aditivo para moto, lendo este post!

As vantagens e as limitações do aditivo para moto

Uma das principais vantagens em usar aditivo para moto é que, além, de melhorar o rendimento de outro produto, ela ajuda a proteger o motor e outros componentes da moto contra a formação de espumas e a oxidação, que corrói e enferruja as partes metálicas de um sistema.

Um cuidado que se deve tomar é em relação a quem aplicará o aditivo na moto. Essa aplicação precisa ser feita por alguém que entenda do assunto, de preferência um mecânico profissional. Somente com o conhecimento adequado, será usado o aditivo ideal.

A finalidade do produto é melhorar o desempenho do motor, do radiador, da embreagem, dos freios, do combustível — mas, se for usado o aditivo errado ou em uma dosagem inadequada, os resultados poderão ser contrários aos que se esperam, causando perda alta de atrito, paradas bruscas, mau funcionamento e, consequentemente, acidentes graves.

O aditivo no sistema de arrefecimento de motor

aditivo para moto usado no sistema de arrefecimento do motor tanto ajuda a impedir o congelamento durante o inverno como ajuda a conservar a moto mais fresca na época de verão. Também ajuda a manter em bom estado as peças desse sistema, coibindo a oxidação.

O aditivo é adicionado à água e colocado no reservatório do líquido de resfriamento e do radiador da moto.

aditivo para moto

A cada 2 ou 5 anos, convém substituir integralmente o líquido de arrefecimento. O importante é seguir o que diz o manual sobre substituições e reposições desse líquido.

O aditivo no óleo do motor e em outros lubrificantes

É preciso tomar cuidado para não exagerar na proporção e exceder na lubrificação, o que vai comprometer o desempenho da embreagem, que necessita de atrito para um funcionamento perfeito.

Na proporção certa, um bom aditivo pode realmente melhorar a potência do motor, deixando-o mais dinâmico.

Óleos para embreagem e freios também podem conter aditivos, desde que sejam de boa qualidade. Amenizar o atrito favorece a mudança de marchas bruscas ou suaves, principalmente para motos esportivas. O que não se pode deixar é a retirada completa do atrito, que vai favorecer a ocorrência de acidentes.

O combustível aditivado

O combustível aditivado ajuda a limpar o motor de qualquer veículo, mas é preciso distinguir entre a os aditivos realmente eficazes, já que em alguns postos de abastecimento e mesmo casas de autopeças são oferecidos aditivos complementares pouco confiáveis. Uma boa marca é a MOTUL.

Para ser eficaz, o aditivo precisa ser misturado ao combustível na proporção certa, sendo formulado depois de muito estudo e pesquisa. A composição do produto depende da marca, mas na maioria das vezes são adicionadas substâncias como detergentes e dispersantes. Os detergentes removem resíduos e evitam a formação de novos resíduos de gás carbônico, deixados pela queima do combustível. Os dispersantes, por sua vez, têm a função de quebrar os resíduos retirados pelos detergentes em partículas muito finas que podem ser lançadas fora pelo exaustor.

Certos aditivos complementares dos postos podem causar problemas quando se misturam com um combustível que já possui aditivos: ao invés de fazer umalimpeza, podem contribuir para o acúmulo de resíduos nos bicos injetores e nas válvulas.

Qual a sua opinião sobre aditivo para moto? Você já usa aditivos confiáveis? Já teve problemas com aditivos nos postos de gasolina? Faça seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.