Três dicas para retirar o mau cheiro do seu capacete

Que o capacete é um item básico e obrigatório de segurança, para qualquer motociclista, todos já sabemos. Companheiro inseparável da pessoa que dirige motocicletas, o capacete está lado a lado com o motorista, em qualquer ocasião. Mas isso traz alguns malefícios. Como é um produto que não dá para ficar lavando a todo momento – e por outro lado também costuma suar, pegar frio, sol e chuva – o capacete pode acabar ficando com mau cheiro. Mas como devemos fazer a higiene do capacete? Como fazer para se livrar de vez do mau cheiro do capacete? E não é só por frescura, não. O capacete mau cheiroso e mau higienizado pode juntar bactérias e até trazer doenças sérias ao motociclista.

Com a retirada do mau cheiro evita-se também algumas situações desagradáveis, já que ele é um chamariz de situações indelicadas. Enfim, o equipamento que protege e fica encaixado na cabeça não pode ter mau cheiro.

A seguir, confira algumas dicas básicas cobre como se livrar do mau cheiro do seu capacete e deixá-lo sempre pronto para o uso. Afinal de contas, ele é o seu parceiro do dia a dia, não é?

Como lavar o seu capacete

O ideal, para se livrar do mau cheiro do seu capacete, é lavar o equipamento sempre que possível. Já dissemos que isso nem sempre é fácil de ser feito, mas vale ressaltar a importância da lavagem do capacete sempre que houver um tempo hábil. Mas como fazer para lavar o seu capacete, sem estraga-lo e sem reduzir a vida útil do mesmo?

Para lavar o capacete, primeiro devemos retirar o forro. Sabonetes antibacterianos ajudam na retirada das bactérias. Usar água morna é outra arma. Com ela, você consegue retirar a gordura do suor que fica no capacete. Algumas pessoas utilizam shampoo infantil, pois esses possuem antibactericidas em maior quantidade.

Após lavar todo capacete, inclusive suas viseiras, deve-se deixar o equipamento secar à sombra. Após secar, deve-se aplicar cera automotiva na parte externa, para conservar o capacete limpo por mais tempo. Na viseira, para evitar que produtos ressequem e consequentemente embacem a visão do motorista, recomenda-se que ela seja limpa com algodão, água e sabão.

Dica importante: nunca use álcool, sabão em pó, nem detergente. Esses produtos podem causar danos à respiração e à pele dos motociclistas!

Utilize bonés ou tocas descartáveis

Já foi em um restaurante e viu aquelas pessoas na cozinha com aquelas toquinhas brancas, descartáveis? Pois é, esse pode ser uma ótima opção para evitar o mau cheiro do seu capacete. Utilizar uma dessas toquinhas ao usar o capacete, evita que o equipamento fique impregnado com o mau cheiro causado pelo suor.

 

Adesivos e armazenamento

O uso de adesivos odorizados também é uma alternativa para retirar o mau cheiro do seu capacete.  No mercado, há algumas opções de adesivos perfumados, o que pode eliminar o mau odor. Produtos tira-cheiro, como aqueles utilizados para eliminar maus odores no ar, por exemplo, também ajudam a retirar o cheiro dos capacetes.

Guardar o capacete de maneira adequada é outra atitude que pode ajudar. Guarde sempre o capacete com a abertura para cima, para que ele possa ventilar, diminuindo a umidade no forro. Evite colocar o capacete direto no chão. Principalmente com a parte onde se encaixa a cabe para baixo.

Essas são apenas algumas dicas, para você que quer aprender mais sobre a manutenção de equipamentos, capacetes, acessórios para motocicletas e outros produtos relacionados com sua moto. Quer aprender mais? Compartilhe suas dúvidas com a gente! Confira essas e outras dicas sobre equipamentos e motocicletas em nosso portal.

Um comentário em “Três dicas para retirar o mau cheiro do seu capacete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.