Segurança no trânsito: 6 práticas para evitar acidentes de moto

Segurança no trânsito: 6 práticas para evitar acidentes de moto

Zelao Seguranca no transito 6 praticas para evitar acidentes de moto

Acidentes no trânsito são comuns em todo o mundo, inclusive no Brasil. Porém, muitos desses acidentes podem ser evitados e, talvez, até eliminados. Veículos como as motos são bem mais vulneráveis que os carros e, assim, estão sujeitas a riscos maiores.

O motociclista deve saber dirigir com prudência dentro da cidade e nas pistas. As práticas arriscadas devem ser deixadas para as competições. Lembre-se de que quem guia o veículo deve pensar em si, nos outros motoristas e nos pedestres – só assim guiará com responsabilidade.

Confira a seguir seis boas dicas para evitar acidentes de moto!

Evite a velocidade alta e respeite o semáforo

Evite velocidade fora do limite, principalmente em áreas urbanas. Nas grandes cidades, o movimento de tráfego é bem mais intenso e pode ser decisivo para gerar acidentes. Reduza a velocidade, respeite os semáforos e a faixa de pedestres. Apesar do ritmo acelerado de algumas cidades, considere que tudo tem um limite e os mais “apressadinhos” acabam no hospital ou cemitério (ou fazem com que outras pessoas acabem nessa situação, o que é pior).

Ande bem equipado para evitar acidentes de moto

Ande com todos os acessórios necessários, assim os riscos de acontecer acidentes de moto serão bem menores. Não importa se está na pista ou no centro urbano, use sempre o capacete, calçados fechados, roupas apropriadas para dirigir, como calças e jaqueta. Não se esqueça de usar luvas também. O capacete é de uso obrigatório, sendo fundamental para a proteção do crânio do motociclista.

Cuidados nos cruzamentos, curvas e quebra-molas

Cruzamentos, quebra-molas e curvas são pontos especiais em que acontecem acidentes de moto. Mantenha-se sempre alerta a eles. Antes de qualquer um deles, o correto é diminuir a velocidade e aumentar a atenção.

Os quebra-molas foram feitos exatamente para evitar velocidades elevadas naestrada. Mesmo que a preferência seja sua em um cruzamento, nunca passe direto: diminua a velocidade e confirme se a passagem está livre – afinal de contas, pode vir um motorista irresponsável em carro ou moto e provocar um acidente em que você seja a vítima. Sempre que possível, opte pelo retorno e evite conversões. Nas curvas, jamais freie com a moto inclinada.

Cuidado com as condições da estrada

As condições físicas da estrada podem interferir bastante. Uma estrada pode apresentar buracos, trechos irregulares e pontos intransitáveis. Evite ao máximo passar por eles e, quando não tiver jeito, passe por eles com muita atenção e velocidade baixa. Durante o inverno, há o perigo do asfalto molhado, muito conhecido por provocar deslizes e sérios acidentes de moto.

Pneus da moto em boas condições

Os pneus devem apresentar boas condições para rodar. Isso significa que devem estar alinhados, com pressão ideal, poucos desgastes, aderência suficiente para evitar derrapagens e assim por diante. Dependendo do lugar em que vai rodar, será preciso trocar ou fazer adaptações nos pneus. Respeite o número de reformas que o pneu pode suportar e não rode com pneus que já ultrapassaram o limite de sua vida útil. Nesse caso, não existe economia – se precisar, compre pneus novos, pois de bons pneus depende sua segurança e sua vida.

Atenção nas ultrapassagens

Muitos acidentes de moto acontecem em ultrapassagens mal feitas. No trânsito urbano, a ultrapassagem pode, inclusive, prejudicar os pedestres que atravessam as ruas. Motociclista prudente não se mete em toda passagem ou espaço entre os veículos.

Da mesma forma, nas viagens, cuidado com as carretas e caminhões, principalmente em ladeiras: só ultrapasse se tiver certeza que o caminho está livre.

Já segue essas dicas? Sabe evitar os imprevistos e desastres? Deixe um comentário! E diga uma boa dica de como prevenir acidentes de moto. Não se esqueça de conferir mais dicas no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.