Saiba quais são as manobras de BMX mais difíceis de fazer

Saiba quais são as manobras de BMX mais difíceis de fazer

manobras de bmx

Esporte conhecido por suas manobras com saltos altos e giros radicais no ar, o Bicycle Moto Cross ou BMX está ganhando seu espaço no território brasileiro. Segundo a Confederação Brasileira de Esportes Radicais, estima-se que no Brasil haja mais de 70 milhões de bicicletas, sendo que, pelo menos 5 % delas destinam-se a essa modalidade esportiva. Ou seja, colocando na ponta do lápis hoje falamos em mais de 3,5 milhões de atletas se dedicando ao BMX no país.

Vamos apresentar algumas manobras de BMX que são consideradas de alto nível de dificuldade e inspiram os atletas e aspirantes a profissionais. Por isso indicamos também a leitura do texto BMX: O guia ideal para você que é iniciante no esporte

WallRide

Quem olha essa manobra pela primeira vez pode até não entender o que aconteceu. A WallRide consiste basicamente em dar um salto e andar com a bike em paredes verticais. Isso parece um pouco mais difícil de andar com a bicicleta no chão.

O ciclista deve tomar certa velocidade e ir em direção a parede que pode estar totalmente na vertical ou num ângulo diferente dos 90º. É possível realizar a manobra com ou sem rampa de impulso. Em seguida deve-se empurrar a bike ligeiramente contra a parede e incliná-la.

No hands Suicide

O nome já sugere uma manobra difícil e elaborada e quem assiste fica tão apreensivo quanto quem a executa. O No hands Suicide consiste em tirar as duas mãos do guiador e levá-las para trás das costas. A maior dificuldade desta manobra é manter o equilíbrio no momento de retirar e mandar as mãos para trás do corpo.

É recomendável que antes de arriscar um No hands Suicide o ciclista treine acertar o No hands que pode ser executado inicialmente segurando o banco no meio dos joelhos. O atleta pode tirar uma mão de cada vez até que se sinta confortável o suficiente para lanças as duas ao mesmo tempo para trás das costas.

TailWhip

Desejo de muitos atletas o TailWhip consiste em girar a bike com as mãos no guidão e exige concentração e agilidade. Para realizar esta manobra é necessário pedalar em alta velocidade e subir a rampa. No momento em que a bike já estiver no ar o ciclista deve chutar a parte de trás fazendo com que ela rode. Nesse momento o atleta deve forçar o guidão num movimento circular. Assim que a bicicleta completar o giro e estiver na posição correta é só sentar e aterrissar. Não é tão fácil quanto parece.

Superman

Essa é uma das manobras mais famosas e um mito do BMX. O Superman fundamenta-se em tirar os dois pés da bike e atirá-los para trás. A manobra começa quando o ciclista pega o primeiro impulso na rampa. Quando consegue um salto de altura razoável e quando o tronco estiver paralelo ao chão ele estica energeticamente as pernas para trás mantendo-as sempre juntas. Quanto mais esticadas estiverem as pernas, mais bonita fica a manobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.