Saiba como trocar o fluido de freio da sua moto

Saiba como trocar o fluido de freio da sua moto

moto2

Toda moto exige cuidados e manutenção periódica. Este é um trabalho que deve ser feito corretamente – pois, se não souber manusear, limpar e realizar as tarefas exigidas para chegar ao melhor desempenho do veículo, pode-se comprometê-lo, danificando-o ou diminuindo o tempo de sua vida útil. Você saberia, por exemplo, como trocar o fluido de freio de sua moto? Confira a seguir um breve tutorial de como fazer isso corretamente!

Período para troca do fluido de freio

O período estimado para trocar o fluido de freio de sua moto é a cada dois anos. Porém, sempre verifique o nível do fluido, pois pode acontecer de precisar fazer uma troca antes desse prazo. Fazer a troca é um procedimento simples – depois da primeira vez, se tornará algo fácil. Você verá!

Ferramentas para a troca

Quem for trocar o fluido de freio de sua moto precisará de:

  • Chave de fenda cruzada;
  • Chave estrela (8mm);
  • Tubo plástico (aproximadamente 30 cm de comprimento);
  • Recipiente qualquer, de plástico ou metal;
  • Fluido de freio em conformidade com a sua moto (o manual indica qual deve ser usado).

Primeiro passo: girando a moto

Gire o guidão da moto para a direita, de forma que o reservatório do fluido de freio do veículo fique nivelado.

Segundo passo: abra o reservatório

Abra o reservatório do fluido de freio com a chave de fenda cruzada. Retire ainda a placa de fixação e o diafragma. Se você não tem uma ideia precisa do que é um reservatório de fluido de freio, veja aqui algumas opções.

Terceiro passo: limpando as peças

Limpe todas as peças retiradas (a tampa do reservatório, a placa de fixação e o diafragma do reservatório) com uma flanela ou lã de aço. Poderá lavá-las e secá-las com ar comprimido. É recomendável que lubrifique as peças, pois ao fazer a lubrificação contribuirá para sua maior durabilidade e tornará o procedimento mais fácil da próxima vez.

Quarto passo: conectando o tubo plástico

Após a limpeza das peças, pegue o tubo plástico e conecte com a válvula de sangria e coloque a outra extremidade do tubo no recipiente para que o fluido possa escoar.

Quinto passo: escoando o fluido e reenchendo o reservatório

Com a chave estrela, gire a válvula de sangria até a metade e o fluido escorrerá. Bombeie o fluido apertando a alavanca de freio. À medida que o fluido escorre, encha o seu reservatório. Continue bombeando até que todo o líquido antigo seja escoado. Então, mantenha a alavanca de freio um pouco pressionada e feche a válvula de sangria; solte, aos poucos, a alavanca de freio. Continue despejando fluido no reservatório até completá-lo. Não é preciso ficar lotado (reservatório cheio até a borda deixa o manete menos flexível).

Sexto Passo: finalizando o trabalho

Para encerrar, recoloque o diafragma, a placa de fixação e a tampa do reservatório, prestando atenção para apertar bem os parafusos com a chave de fenda cruzada.

Para completar o reservatório

Se não for trocar todo o fluido de freio da sua moto, mas apenas completar, basta encher pelo reservatório até o nível máximo indicado.

Você já sabia realizar esse procedimento de troca do fluido de freio da sua moto? Se não sabia, aproveite esse tutorial e faça de forma adequada essa troca. Se já realiza esse procedimento, que tal contar para a gente como usualmente costuma fazer? Prefere encher pelo guidão ou pela válvula de sangria? Comente aqui e compartilhe com seus colegas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.