4 coisas que você precisa saber antes de começar no motocross

começar no motocross

Caso você seja amante de motos e esteja interessado em praticar esporte sobre duas rodas, vale a pena aprender algumas coisas antes de se tornar piloto de motocross.

Adquirir conhecimentos suficientes sobre o esporte é fundamental para sua “iniciação”. Afinal de contas, você precisa saber em que território está pisando.

Confira abaixo 4 coisas que um motociclista deve saber antes de começar no motocross!

1. Motocross exige preparo físico

Motocross é um esporte arriscado e exige treino puxado. Portanto, uma das primeiras coisas que você deve entender antes de começar no motocross é que, doravante, você tem um compromisso sério com a academia.

Claro que alguns exercícios, como a caminhada, não exigem um espaço específico de treinamento. E, caso você disponha de equipamentos adequados em sua casa, nem precisará ir a uma academia.

De qualquer modo, na academia você encontrará as ferramentas que precisa para trabalhar os músculos de seu corpo, especialmente os músculos dos membros inferiores.

Você deve trabalhar bem a respiração e manter um bom desempenho cardiovascular  para encarar os desafios.

2. Entenda que o motocross envolve riscos e você deve usar equipamentos de proteção pessoal

Sem os equipamentos devidos para sua proteção individual, você não poderá se tornar um piloto de motocross.

Os equipamentos envolvem capacete, óculos de proteção, colete, protetor de coluna, botas, joelheiras, cotoveleiras, luvas. Lembre que o joelho e as pernas são regiões que serão afetadas de modo especial na prática de motocross.começar no motocross

3. Antes de começar no motocross, veja quais são as características da moto usada no esporte

Para quem vai começar no motocross, uma moto 125cc é suficiente. Não é preciso investir logo de cara em uma moto de 450cc e 4 tempos, que exige maior profissionalismo e implica em mais custos também. Se você comprar logo uma 450cc ficará com seu treino restringido somente a esse tipo de motor, o que não é aconselhável.

Com uma boa moto 125cc de 2 tempos, você aprenderá o melhor do motocross.

Caso seja preciso, você poderá fazer ajustes na suspensão conforme seu peso e seu nível de experiência. É importante ainda que a moto disponha de um guidãofirme e resistente.

O piloto que vai começar no motocross dificilmente usará todo o potencial da moto — por essa e outras razões (menos gastos, é claro), compre uma moto mais simples e vá trocando o modelo ou realizando ajustes mais radicais conforme for se desenvolvendo no treino.

Exemplos de modelos de motos para motocross: Yamaha YZ 125, Suzuki RM 125 2T, Yamaha YZ 250F, Honda XR 250 Tornado.

4. Aprenda a se posicionar sobre o veículo e conheça os desafios do motocross

Um curso de pilotagem vai ajudar bastante a entender como se posicionar sobre a moto, evitando quedas e lesões, técnicas de frenagem, como dar os melhores saltos, como fazer curvas com eficiência e segurança e outros treinos específicos.

Um bom profissional pode te passar todas essas dicas, alertando sobre os perigos, ensinando estratégias para aproveitar o potencial do veículo e se dar bem nas competições.

Não deixe para visitar a pista somente no dia da competição. Para quem vai começar no motocross, é fundamental fazer muitas visitas a pistas de corrida e se familiarizar com o ambiente e, de modo especial, com os obstáculos.

É natural que nos primeiros momentos você se sinta intimidado diante dos desafios, mas à medida que vai travando intimidade com eles e treinando com o auxílio de um profissional, o medo dará lugar ao desejo de enfrentar e superar — o que certamente contribui para conquistar vitórias.

Vai começar no motocross? Já está procurando aprender detalhes sobre o esporte? Que outra dica você daria aos iniciantes? Faça seu comentário e enriqueça o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.