As motos são uma paixão não só nacional, mas do mundo todo. Não dá para negar isso. Seja pela adrenalina ou liberdade ao pilotar uma motocicleta. Muitos gostam de sentir o vento no rosto enquanto está em cima de uma.
Imagine, agora, como é pilotar a moto mais rápida do mundo e experimentar a versão potencializada dessa sensação. Não seria demais? Você sabe que moto é essa? Descubra ao longo deste artigo alguns dos atributos dessa maravilha de duas rodas.
MTT Y2K 420R: a moto mais rápida do mundo
A motocicleta, desenvolvida pela Marine Turbine Technologies Inc., por meio de uma concepção de Ted McIntyre, entrou para o Guinness Book (o livro dos recordes) como a moto mais poderosa e rápida do mundo.
E não faltam motivos para isso, já que seu projeto fala por si. Enquanto a maioria das motos mais potentes do planeta são construídas com motores de automóveis, a MTT Y2K 420R foi projetada com motor de turbina, o que eleva sua velocidade a um patamar superior.
Para se ter uma ideia, sua principal concorrente, a Suzuki Hayabusa GSX1300RA, que liderou a lista das motos mais velozes do mundo durante anos, consegue alcançar incríveis 320 km/h de velocidade máxima, enquanto a MTT Y2K 420R atinge surpreendentes 402 km/h. Incrível, não?
Por dentro do motor da Superbike
A Y2K, como é carinhosamente conhecida pelos seus admiradores. Possui um motor Rolls-Royce Allison com 324 cavalos de potência e um torque de quase 59 kgf, isso a torna extremamente agressiva e potente, principalmente se considerarmos que essa motocicleta pesa apenas 227 kg.
Outro ponto interessante é a transmissão da Y2K Superbike que possui apenas duas marchas automáticas, resultado dos desafios impostos pelo seu motor agressivo.
Para suportar a rotação das peças e das , considerando que ela estivesse em velocidade máxima, foi necessário o desenvolvimento de uma transmissão especial e única, com foco na redução de interações com outras peças. Portanto, essas duas marchas acabaram por resolver a questão.
Com um motor tão potente, não era inesperado que a autonomia de uso da Y2K fosse tão baixa. Mesmo com seu tanque de 34 litros, a MTT Y2K 420R pode percorrer apenas 50 km de distância, o que resulta em 1,47 km por litro de combustível.
Apesar disso, quem é que não gostaria de pilotar a moto mais rápida do mundo?
Características e acessórios
Além dessa potência toda no motor, a MTT Y2K 420R conta com chassi de ligas de alumínio e fibra de carbono, que pode ser movimentado por 3 tipos de combustíveis: diesel, querosene ou combustível de caça.
Para completar a lista de atributos dessa verdadeira máquina de velocidade, temos um detector de radar à laser, além de uma câmera na traseira da moto, que transmite as imagens para uma tela LCD e melhora a visibilidade em altas velocidades, já que o retrovisor tradicional não daria segurança ao piloto.
Resultado
Com todas essas características, a MTT Y2K 420R só poderia ser a moto mais rápida do mundo, já que seu projeto foi desenvolvido justamente para trazer potência e segurança por meio de alta tecnologia.
Novos modelos, ainda mais superiores, estão em fase de desenvolvimento pela fabricante e só podemos admirar tanta dedicação para entregar produtos tão potentes e cobiçados. Mesmo que esteja distante da maioria de nós, motociclistas, é muito interessante ver quais são os limites da engenharia de motos.
Gostou desse artigo? Então faça seu comentário aí embaixo e nos fale o que achou da supermoto MTT Y2K 420R.
