Por que é importante fazer uma revisão completa na minha moto street?

A happy mature mechanic looking at coworker writing on notepad

Comprar uma moto, seja de qual estilo for, é sinônimo de muita alegria e satisfação por parte do motociclista. Os primeiros quilômetros são sempre uma maravilha, a moto roda perfeitamente da maneira como foi projetada, mas com o passar do tempo e o aumento da quilometragem, diversos são os cuidados que devem ser tomados para garantir o bom funcionamento da moto street e não colocar um passeio e a segurança em risco.

A melhor forma de manter a sua moto street em perfeito estado de conservação é, além dos cuidados diários, a realização das revisões periódicas emanutenção preventiva. Confira os motivos pelos quais devemos realizar cada revisão e manutenção completa na sua moto street.

Cuidados com a embreagem, acelerador e cabos de freio

Normalmente o primeiro ponto de uma revisão de uma moto street é a conferência dos cabos, embreagem e acelerador, já que esses são itens de suma importância e qualquer rompimento de um cabo ou o desgaste demasiado podem gerar acidentes graves. Durante a revisão completa periódica, são inspecionados o desfilamento dos cabos e o desgaste da embreagem, e a troca deve ser feita em qualquer sinal de avaria.

Atenção com pastilhas de Freio

No caso de motos street equipadas com freio a disco, grande maioria atualmente, o acompanhamento periodizado do desgaste das pastilhas é de extrema importância para garantir que o sistema de freios vai funcionar da forma correta quando solicitado.

A pastilha deve ter espessura superior a um milímetro já que, caso contrario, a base metálica existente na pastilha entrará em contato com o disco podendo ate mesmo danificar este. O desgaste pode ocorrer de maneiras diferentes entre os freios traseiros e dianteiros.

Calibrar corretamente os Pneus

A correta calibragem dos pneus da sua moto street, bem como a inspeção da situação atual da câmara, influência, dentre outros fatores na segurança, resposta de amortecimento de impacto, ângulo de curva e inclinação ao qual o veículo pode ser submetido, além de garantir o pleno contato necessário com o solos.

Em caso de motos street que rodam pouco, é importante sempre verificar a data de validade do pneu, que pode ser trocado tanto por desgaste como por vencimento. Pneus vencidos não devem ser utilizados em nenhuma hipótese, já que o fabricante não garante que a partir daquela data todas as características destes permaneçam intactas.

Trocar o óleo da moto street

A troca do óleo em uma revisão completa é realizada de maneira correta e garante a perfeita substituição deste, tanto em quantidade quanto em qualidade. O tempo de intervalo entre a troca de óleo de moto street varia de modelo e marca, mas é consenso entre os motociclistas de que normalmente se troca na metade do tempo estipulado pelo fabricante. Essa troca pode ser realizada em uma revisão completa ou até mesmo em um check up mais corriqueiro, com intervalos menores. Deve-se sempre optar pelo óleo recomendado pelo fabricante.

Manutenção da garantia

A garantia da maioria das motos street só é totalmente concebida se as revisões iniciais forem feitas em centros autorizados. Realizar as revisões periódicas nas datas marcadas é a melhor forma de, no futuro, pleitear algo com a concessionária em caso de defeito na motocicleta.

Sempre observe as informações presentes nos manuais do usuário, siga os planos de revisão preventivas e faça a inspeção de itens como a buzina, luzes de painel, alavanca de embreagem, pneus, freios, setas da sua moto street. Respeite os intervalos de manutenção e garanta sempre o melhor rendimento de cada componente.

Você tem o hábito de fazer uma revisão completa na sua moto street? Compartilhe sua opinião com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.