Pilotar no frio: 4 dicas para ter uma viagem confortável

Pilotar no frio: 4 dicas para ter uma viagem confortável

Zelão Pilotar no frio 4 dicas para ter uma viagem confortável

Andar de moto é uma delícia, porém, além dos requisitos básicos de segurança que devem ser estritamente seguidos, há detalhes que devem ser considerados para garantir o conforto e o bem-estar do apaixonado por motocicleta.

Por isso, preparamos um texto para você que é apaixonado por moto e não dispensa um passeio, mesmo que o tempo não estiver tão bom. Pilotar no friopode não ser tão ruim quanto parece.

Leia com atenção e absorva todas as dicas que preparamos para que você possa viajar de maneira confortável, mesmo em tempos de frio. Afinal, não é isso que vai te desanimar, não é? Além de desconfortável, o frio também pode prejudicar a sua segurança. Se você estiver com o corpo frio, seus reflexos ficam prejudicados e sua capacidade de movimentação é afetada, o que pode ser um problema na hora de frear ou desviar de imprevistos.

Pilotar no frio exige proteger as suas extremidades

Para pilotar no frio, a primeira medida que você deve tomar é cuidar das extremidades de seu corpo. Essas regiões são as que mais ficam expostas, portanto requerem atenção especial. Uma simples luva de couro pode ajudar, mas não é o suficiente.

Escolha luvas com forro, aquelas que possuem camadas internas capazes de bloquear a saída do calor e manter as suas mãos aquecidas. Também há no mercado botas e trajes completos com esse tipo de forro.

A cabeça, outra extremidade, também merece atenção. Mas, nesse caso, há uma vantagem: o capacete já é um excelente escudo protetor. Porém, se o frio for muito forte e intenso há a necessidade de uma balaclava, peça que vai garantir a preservação do calor não só na cabeça, mas em toda a região acima dos ombros.

Pano sobre pano também ajuda a se livrar do frio

Uma boa técnica para se proteger ao pilotar no frio é utilizar uma antiga mania: a de usar pano sobre pano. Mas o que é isso? Simples, a técnica consiste em utilizar várias camadas de roupas. Há no mercado várias opções de roupas de tecido sintético para usar por baixo da roupa e do equipamento de segurança, conhecidas como “segunda pele”. Isso garantirá que o vento não entre em contato constante com o seu corpo e te manterá mais aquecido.

Mantenha-se seco

Embora as estações mais frias não serem as mais chuvosas, você precisa estar preparado em caso de imprevistos. Ande sempre com o seu equipamento anti-chuva a bordo. Isso pode salvar o seu passeio, sua viagem e seu corpo de uma hipotermia, já que o tempo frio aliado ao corpo molhado pode reduzir muito a sua temperatura corpórea e intensificar a sensação térmica de frio. O suor também pode prejudicar, nesse sentido. Também há roupas no mercado com a tecnologia que expele o suor, evitando que seu corpo fique molhado.

Pare com frequência

Mesmo protegido, pilotar no frio pode fazer seus dedos perderem a sensibilidade e seus pés congelarem. Por isso, fique atento! Determine um tempo para paradas periódicas durante a sua viagem ou passeio de moto. O indicado é que você faça paradas a cada 150 ou 200 km para tomar uma bebida quente, um café ou chocolate quente, e se movimentar um pouco para fazer o sangue circular.

Com essas dicas, você está pronto para pilotar no frio. Agora, não é uma temperatura menos amena que te fará desistir do seu passeio ou viagem de moto. Dê uma entrada em nosso portal e conheça todos os equipamentos necessários para você fazer uma confortável viagem de moto, mesmo que seja no frio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.