O guia definitivo de como usar aditivo para moto

O guia definitivo de como usar aditivo para moto

aditivo para moto

Os aditivos são causa de muita controvérsia. Há quem se posicione contra, mas há quem defenda seu uso. Na verdade, os aditivos podem ajudar, mas é preciso seguir algumas regras.

Funcionam da mesma forma que certos remédios que tomamos: se tomamos da forma correta, na dosagem prescrita pelo médico, eles podem nos fazer bem e curar a doença; se tomamos indiscriminadamente, eles provavelmente causarão efeitos colaterais indesejáveis.

Leia este guia e veja como utilizar aditivo para moto!

Para que serve o aditivo para moto

A finalidade do aditivo para moto é melhorar o desempenho do veículo. Seria como o “espinafre” do Popeye. Porém, existem aditivos e aditivos, e é preciso saber escolher para não comprar, como diz o provérbio, “gato por lebre”.

Os aditivos ajudam a aumentar a eficiência das válvulas, dos bicos injetores, do carburador. Também favorecem a descarbonização do motor e ajudam a limpar as partes móveis.

Desse modo, bons aditivos ajudam a aumentar a vida útil de todo o veículo, já que aumentam, individualmente, a vida útil de suas peças e componentes.

O aditivo é adicionado a óleos e fluidos, e até no combustível, potencializando seus efeitos.

A marca diz muito do produto

Informe-se com profissionais especializados sobre os melhores aditivos do mercado. A marca MOTUL, por exemplo, é uma marca consagrada e confiável que fabrica aditivos para radiadores, produzindo líquidos de arrefecimento que já vêm com aditivos na proporção certa, prontos para serem usados.

aditivo para moto

A marca WURTH também produz aditivos para radiadores de motores que funcionam a combustão interna. Ele evita a corrosão no sistema de arrefecimento, evitando também a fervura, a combustão e a formação de espuma. Promove a lubrificação, aumentando a vida útil das mangueiras, bombas d’água e juntas.

aditivo para moto

Já a TECCOM fabrica aditivos para gasolina (que sempre vem com elevado percentual de etanol). O aditivo contribui para a bioestabilidade do combustível, lubrificando, retardando a oxidação, a separação de fases, a redução de goma e outras coisas.

aditivo para moto

O aditivo no óleo do motor e na embreagem

O aditivo para moto, além de ser usado no radiador e na gasolina, pode ser aplicado no óleo do motor e na embreagem. Geralmente, usa-se o mesmo aditivo no óleo do motor, na embreagem e no câmbio. Deve-se tomar cuidado na proporção usada, especialmente quando for aplicar o produto na embreagem e no câmbio, pois eles precisam de atrito e, se ficarem lubrificados demais, sua eficiência será menor e haverá maiores possibilidades de falhas e, talvez, de acidentes.

Os aditivos para óleo do motor são, geralmente, fabricados para carros. Sendo assim, a proporção usada é para o motor de um carro, não de uma moto. Vale a pena pedir a orientação de um mecânico para aplicar o aditivo na quantidade correta, evitando comprometer a funcionalidade da embreagem e do câmbio, bem como evitando deixar o óleo do motor muito viscoso.

O MILITEC, que não é efetivamente um aditivo, mas um condicionador de metais, quando adicionado ao óleo do motor, não aumenta a viscosidade. Ele lubrifica as partes de metal, reduzindo atrito e o arrasto parasítico entre os metais. Ajuda a evitar o desgaste do motor devido às partidas a frio. Dessa forma, ele contribui para melhorar a performance do motor e (o que é ainda melhor) é uma solução sustentável, pois reduz a emissão de gases poluentes (como o gás carbônico) em até 70%.

aditivo para moto

Siga o Manual do Proprietário

O melhor é sempre consultar alguém especializado para indicar o melhor aditivo para sua moto.

Caso seu veículo ainda esteja na garantia, faça tudo conforme “manda o figurino” e só utilize os aditivos e lubrificantes especificados no manual. Se você não fizer isso, correrá o risco de perder a garantia.

Que aditivo para moto você usa? Aplica no radiador e no óleo de motor? Já teve problemas com algum aditivo? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!aditivo para moto

Um comentário em “O guia definitivo de como usar aditivo para moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.