Motovelocidade: Curiosidades sobre Valentino Rossi

Motovelocidade: Curiosidades sobre Valentino Rossi

valentino-rossi-217576_1280

Nascido na cidade de Urbino no dia 16 de Fevereiro de 1979, Valentino Rossi se tornou um piloto profissional de motociclismo reconhecido mundialmente e que hoje carrega a alcunha de mito da MotoGP. Apesar de muito conhecido nas pistas Valentino tem uma vida reservada e uma história incrível, tanto dentro quanto fora das pistas, que vale a pena ser contada. Que tal conhecer algumas curiosidades sobre a história de Valentino Rossi? Confira o nosso artigo!

Rossi começou pilotando karts

A paixão por velocidade de Valentino Rossi começou ainda quando jovem, quando aos dois anos ganhou a primeira moto. O que parecia ser a história de um menino prodígio foi interrompida por influencia de sua mãe, Stefania, que aconselhou o pai de Valentino Rossi a trocar a moto por um Kart quando Valentino tinha apenas cinco anos de idade, prezando pela segurança do filho.

Graziano, pai de Valentino Rossi, tentando agradar o filho modificou o Kart trocando o motor de 60 cilindradas por um de 100cc, o tornando assim mais potente e mantendo viva a paixão do filho por velocidade. Com o apoio da família e todo técnica adquirida Valentino conseguiu vencer inúmeros torneios de Kart.

Foi o mesmo Kart que permitiu que Rossi migrasse para as motos

Em 1991, o Kart começou a dividir espaço com as mini motos, nova febre de Valentino Rossi, que com treinos e apoio da família venceu 16 corridas regionais ainda naquele ano. Sabendo do talento do filho para guiar motos e devido ao alto custo para manter Valentino Rossi nos torneios de Kart, Graziano decidiu investir na carreira do filho como piloto de motos e o resultado apareceu cedo já que nos anos de 1992 e 1993 Valentino ganhou tudo o que disputou.

Seu início na carreira mundial foi marcado por acidentes

O inicio nas motos maiores (125cc) se deu em 1994 quando a Aprilia convidou Valentino Rossi para ser o piloto da nova RS125R, o que lhe deu a oportunidade aprender a guiar uma moto preparada para o campeonato mundial. Com a ajuda de sua equipe, Valentino Rossi conseguiu correr o campeonato italiano nos anos de 1994 e 1995.

Iniciando sua jornada no campeonato mundial em 1996, Rossi teve um inicio relativamente trágico acidentando – se nas cinco primeiras corridas da temporada e demonstrando inconsistências em diversas corridas. Apesar disso, ainda em 1996, Valentino Rossi garantiu sua primeira vitória em Brno na Republica Checa.

Seu primeiro campeonato foi mérito da confiança que ganhou de sua equipe

Apesar de algumas corridas trágicas a Aprila sempre confiou no potencial do até então jovem piloto e em 1998 colocou Valentino Rossi para disputar a categoria das 250cc ao lado de Loris Capirossi e Tetsuya Harada. A moto da vez era a RS250 e, apesar de toda pressão, Rossi conseguiu terminar o campeonato daquele ano em segundo lugar, ficando atrás apenas do seu companheiro de equipe Loris Capirossi. Entretanto, em 1999, Valentino Rossi mostrou todo seu talento fazendo uma campanha impecável, com cinco pole positions, nove vitórias e o seu primeiro título mundial na categoria.

Rossi foi tricampeão pela Honda e tetra campeão pela Yamaha

Com a incrível temporada de 1999, Rossi foi contemplado com a oportunidade de migrar para a categoria das motos de 500cc no ano seguinte, sendo contratado pela Honda Racing Corporation e tendo como ferramenta de trabalho a Honda NSR500.

Mick Doohan, campeão mundial das 500cc trabalhou com Valentino Rossidurante o primeiro ano em que ele ficou em segundo lugar na categoria, terminando atrás de Kenny Roberts no campeonato.  No ano seguinte, em 2001, Valentino Rossi foi campeão da categoria com 11 vitorias, 13 pódios, quatro poles e fazendo 10 das voltas mais rápidas do torneio.

Com o sucesso nas 500cc em 2001, Valentino Rossi foi convidado a pilotar a RC211V já na categoria principal (MotoGP) se sagrando campeão em 2002 e 2003 nesta mesma equipe. Permanecendo na MotoGP mas migrando para a Yamaha, Valentino foi campeão ainda nos anos de 2004, 2005, 2008 e 2009.

Primeiro piloto na história a ultrapassar os 4000 pontos

Ainda em atividade e dono de vários recordes do motociclismo, Valentino Rossié o primeiro piloto a ultrapassar os 4000 pontos na carreira, é o terceiro a vencer nove títulos mundiais, segundo piloto a vencer mais corridas (106), piloto com maior número de pódios (159) e segundo piloto com número de voltas mais rápidas (88). Muito comparado com Giacomo Agostini, Valentino Rossi segue batendo recordes e fazendo os amantes do esporte vibrarem a cada corrida.

Você conhecia todas essas informações sobre a carreira do talentoso piloto Valentino Rossi? Ele é um de seus favoritos ou você acredita que existem pilotos melhores? Conte para a gente! Deixe seu comentário sobre a carreira desse mito do Motociclismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.