Motocicletas retrô: você é adepto dessa moda?

Motocicletas retrô: você é adepto dessa moda?

Zelao-Motocicletas-retro-voce-e-adepto-dessa-moda

Está em moda o retorno do passado. Entre essas tendências, existe, por exemplo, a volta do modelo e estilo de vida conhecido como cafe racer, dos anos 50-60. De um modo geral, a moda atual são as motocicletas retrô, ou vintage, com toda sua nostalgia e recordações dos anos dourados e inesquecíveis dos motociclistas de casaco de couro, óculos escuros e fãs do rock.

Confira mais detalhes!

Resgatando a cultura do motociclismo

Na verdade, a cultura jamais morre. Volta e meia, as memórias do passado retornam com toda intensidade. É isso que vem acontecendo há alguns anos no mundo do motociclismo: as motocicletas retrô voltaram a invadir as ruas das cidades e as estradas, com seu design atraente e seu fascínio hipnótico natural.

As fábricas investem nas motocicletas retrô

Acompanhando a tendência e sendo, em parte, responsáveis por ela, as empresas famosas investem na produção de modelos prontos de motocicletas retrô. Muitas empresas tornaram-se famosas com seus modelos no passado e, hoje, repetem o sucesso.

Triumph Bonneville T100

A Triumph é uma empresa com mais de 100 anos. A primeira Bonneville foi produzida em 1959 e perdurou até 1983, quando deu uma parada. Nos anos de 1985 a 1988 retornou, parou mais uma vez e voltou em 2001. Entre as motocicletas retrô é uma das mais célebres. Possui motor bicilíndrico 885 cm2 , potência de 67 cv, câmbio de 5 marchas e um radar totalmente inovado.

Norton Commando 961

Além de motos, a Norton fabrica bicicletas e acessórios. É uma empresa bem antiga, sendo a data de sua fundação o ano de 1898. A Commando 961 possui motor bicilíndrico em linha de lubrificação por carter seco com 80 cv de potência.

Yamaha Bolt

Apesar de ser um modelo de motocicletas retrô que não é comercializado no Brasil, a Yamaha Bolt possui demanda elevada. A versão 2015 está com um apelo retrô ainda maior, sem muitos detalhes cromados e com faixas esportivas no tanque. O motor é o da Midnight Star, vendido no Brasil e que oferece 53,6 cv de potência.

Indian Chief Classic

Entre os modelos de motocicletas retrô, é um dos que chegaram mais recentemente ao Brasil. A versão 2016 apresenta motor Thunder Stoke bicilíndrico com 1.800 cm2 .

Além dessas existem outras motocicletas retrô muito famosas, como:

  •        Moto Guzzi V7 (propriedade da Piaggio desde 2004);
  •        Harley-Davidson Fourty-Eight;
  •        Honda V7 1300 Fury;
  •        Kawasaki W 800;
  •        Bullet Classic 500 (Royal Enfield);
  •        Ural T 700.

Máquinas do tempo

As motocicletas retrô levam o motociclista a diferentes épocas. Além das épocas de 50 e 60, há modelos que revivem os anos da Segunda Guerra Mundial ou as décadas de 70 e 80.

A paixão por essas máquinas do tempo cresce progressivamente. No ano de 2011, no Pátio do Colégio (centro histórico da cidade de São Paulo), reuniram-se aproximadamente 10 mil pessoas para conhecer motos antigas, como Horex, Zundapp e NSU.

Customização

As famosas motocicletas retrô cafe racers são alguns dos modelos de motosmais procurados e não é raro que os próprios motociclistas “criem” suas motos, fazendo adaptações em modelos adequados ou entregando os veículos nas mãos de profissionais que trabalham em oficinas de customização.

União do passado e presente

Tanto a customização quanto a fabricação de motocicletas retrô não dispensam os recursos tecnológicos avançados. É uma combinação equilibrada entre o estilo clássico e as ferramentas do século XXI. Não se trata de um confronto, mas de um harmonizado encontro entre o passado e o presente.

E você, é adepto dessa moda também? Aprecia esse estilo de motocicletas retrô? Ou prefere comprar modelos prontos ou customizar sua moto? Faça seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.