Moto e maresia: saiba quais cuidados tomar ao viajar para a praia

Moto e maresia: saiba quais cuidados tomar ao viajar para a praia

Woman biker over sunset, female riding motorcycle, motorbike driver traveling, girl racing on the beach road, freedom lifestyle

Viajar de moto é uma delícia, não é? Em cima da motocicleta você tem toda a sensação de liberdade e de contato com a natureza. Porém, quando a viagem é para o litoral, há um detalhe com que se atentar: a maresia. Moto e maresia são coisas que não combinam. Pensando nisso, e nos prejuízos causados pela maresia nas motocicletas, preparamos esse texto, com dicas especiais para você proteger a sua moto e cuidar de sua companheira.

Mas afinal, o que é a maresia? Essa substância que vem do mar é uma névoa fina, úmida e salgada que possui a capacidade de corroer objetos metálicos. Motos,carros e bikes expostos excessivamente à maresia podem apresentar ferrugem e corrosão de peças.

Se você gosta de viajar de moto ou está planejando passear no final de semana, leia com atenção e proteja a sua motocicleta contra os danos causados pela maresia!

Fique de olho na manutenção

Toda moto necessita de uma manutenção regular e periódica de seus componentes e peças. Motos que vivem em clima litorâneo necessitam ainda mais desses cuidados. Resíduos de areia e sal, vindos das microgotículas que chamamos de maresia, podem comprometer o desempenho da suspensão do veículo.

A revisão na caixa de direção e nos amortecedores, portanto, é fundamental para a boa conservação de sua motocicleta. Estabeleça uma regra de quilometragem e pare a sua moto para revisão periodicamente, evitando que a corrosão das peças se agrave por causa da relação entre moto e maresia.

Mantenha a moto sempre limpa

Mantenha a sua moto sempre limpa! Se vai viajar para a praia, procure lavar a moto pelo menos uma vez por semana, com água limpa e detergente suave para evitar os efeitos da relação entre moto e maresia. Secar bem e encerar a moto após a lavagem também evitarão que a maresia corroa as peças da moto. Pulverize a motocicleta e todos os componentes da moto com lubrificante adequado ou pinte-a com um revestimento apropriado para proteger a superfície da ação da maresia.

Guarde em local protegido para evitar os efeitos da relação entre moto e maresia

Você sabia que o período noturno é o período mais crítico da ação da maresia na sua moto? Portanto, quando for viajar à praia, procure guardar a sua moto em um local fechado e protegido. Utilize capas protetoras durante a noite. Cubra a moto com plásticos ou algum material que realmente proteja-a dos danos da maresia.

Proteja a parte inferior

Muita gente toma todos os cuidados contra a ação da maresia na parte de cima da moto, na lataria, mas acaba esquecendo de proteger a parte inferior da moto. E quando percebe, já é tarde, pois o ferrugem pode ter tomado conta das peças que ficam na parte de baixo.

Para proteger a parte inferior do veículo da relação entre moto e maresia, uma dica de produto é o óleo de mamona. Borrife o óleo na parte debaixo e garante que a poeira e o sal vindo da maresia saia mais facilmente durante a lavagem. Essa é uma solução simples, barata e imediata para reduzir os danos causados pela maresia.

Agora que você já tem as dicas básicas para livrar a sua moto da ação prejudicial da maresia, já pode planejar a sua viagem ao litoral em paz. Acesse o nosso portal e veja os nossos equipamentos apropriados para te ajudar na conservação da motocicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.