9 formas de melhorar o rendimento da gasolina

9 formas de melhorar o rendimento da gasolina

Zelao-9-formas-de-melhorar-o-rendimento-da-gasolina

Tem achado que o consumo de combustível da sua moto está muito alto? Em tempos de crise e de preços elevados, é necessário fazer o possível para melhorar o rendimento da gasolina para que suas viagens não pesem tanto no bolso.

Se você ficou interessado em como tirar maior proveito do combustível da sua moto, leia este post até o final e descubra o que fazer (e o que não fazer) para você andar muito mais, gastando muito menos, como  melhorar o rendimento da gasolina!

#1 – Mantenha a manutenção em dia

Para obter um melhor rendimento em sua moto, é aconselhável que ela esteja com todas as peças funcionando em perfeito estado. Fique sempre atento ao nível do óleo e também faça as trocas no tempo indicado pelo fabricante. Dessa maneira, o motor funciona melhor e evita de forçá-lo.

Preste atenção também se o filtro de ar não está obstruído. Isso pode aumentar o consumo de gasolina em até 10%.

#2 – Utilize gasolina aditivada

Apesar de a gasolina aditivada ser um pouco mais cara (pouca coisam, na maioria dos postos de gasolina), ela ajuda a manter o sistema de injeção e o motor mais limpos e por mais tempo. Esta é uma ótima dica para melhorar o rendimento da gasolina!

#3 – Calibre os pneus

Este é outro detalhe importante quando o assunto é melhorar o rendimento da gasolina. Se você quer economizar, então esqueça aquela ideia de deixar o pneu com a calibragem mais baixa, para ter mais conforto em locais com má pavimentação.

Essa prática causa um desgaste irregular dos pneus, além de aumentar o atrito com o solo – o que diminui em cerca de 3% o rendimento.

#4 – Menos aceleração

Procure acelerar sua moto suavemente, sem esticar muito as marchas, ou até mesmo antecipar a troca. Quanto mais você abre o acelerador, mais sua moto vai consumir combustível, principalmente se ela for carburada. Por este motivo, evite sempre variações bruscas de velocidade, que também vai ajudar bastante na economia.

Caso for pegar estrada, evite correr. Além de não ser seguro, o consumo do combustível aumenta consideravelmente.

#5 – Atente-se à aerodinâmica pois ajuda a melhorar rendimento da gasolina

Caso você for pegar estrada, preste atenção na aerodinâmica da motocicleta. Caso você precise utilizar um bagageiro, dê importância ao respeito dos pesos e dimensões da carga.  Isso realmente ajuda em como melhorar o rendimento da gasolina!

#6 – Não ande com o tanque quase vazio

O tanque quase vazio gasta mais que o tanque cheio, sabia? Isso ocorre porque o tanque com pouco combustível contribui para que a gasolina se evapore mais rápido.

#7 – Evite congestionamentos

Sabemos que isso é quase impossível nas grandes cidades, mas procure sempre um caminho, onde você possa manter uma velocidade constante, o máximo de tempo possível.

#8 – Evite andar em “ponto morto”

O “ponto morto” consome combustível à toa. Por isso, quando estiver em descidas, procure sempre andar com a moto engrenada.

#9 – Não acelere com a moto parada

Muitos motociclistas têm este hábito, assim como andar em “ponto morto”, quando se acelera a moto enquanto estiver parada, está gastando gasolina sem ter necessidade.

Viu só? Com algumas poucas mudanças de hábito, você já consegue melhorar o rendimento da gasolina da sua moto em muito. Tem alguma destas dicas que você já seguia? Compartilhe com a gente nos comentários. E não se esqueça de visitar nossa loja e garantir equipamentos novos para sua motocicleta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.