Introduzindo seu filho no motociclismo: tudo que você precisa saber

Introduzindo seu filho no motociclismo: tudo que você precisa saber

Zelao-Introduzindo-seu-filho-no-motociclismo-tudo-que-voce-precisa-saber

A paixão pelas motos, muitas vezes, é passada de pais para filhos e, em alguns casos, começa bem cedo, ainda na infância. Ao introduzir seu filho no motociclismo, é importante tomar alguns cuidados com a segurança dele, e assim, garantir que a atividade se torne prazerosa para ele também.

Se você esta pensando em iniciar seu filho no motociclismo, separamos algumas dicas para fazer isso com tranquilidade. Confira!

Escolha a moto do tamanho e categoria adequadas

Ao introduzir seu filho no motociclismo, o primeiro passo é a escolha da motoideal para ele. Isto é muito importante porque, certamente, irá definir o relacionamento do seu filho com o esporte, já que se você escolher uma moto de baixa qualidade, pode acabar frustrando a paixão por pilotar.

Assim, se seu filho ainda é criança, busque as motos infantis indicadas para a idade dele. Elas terão não somente a altura adequada, mas também o peso ideal para crianças –  característica que é muito importante para conseguir dominar a moto.

Garanta a segurança com o equipamento completo

Os equipamentos de segurança são muito importantes para quem está começando a pilotar uma moto, por causa das quedas constantes e pequenos acidentes. Ao fazer a iniciação do seu filho no motociclismo, busque o comprar o equipamento completo: calça, camisa, bota, capacete e luvas adequadas para o tamanho dele.

Estes equipamentos vão garantir a segurança dele no período de adaptação à prática e também nas quedas constantes. Pense nesses equipamentos como uma parte indispensável do ritual de pilotar. Desta forma, você garante a diversão do filho sem comprometer a segurança.

Procure pistas amadoras para iniciar seu filho no motociclismo

Encontrar o local ideal para pilotar é muito importante para quem está começando, principalmente se é uma criança quem está em cima da moto. A escolha do local em que  seu filho irá iniciar no motociclismo é muito importante. Nem sempre é possível encontrar pistas para crianças, assim, procure uma pista menos movimentada e com obstáculos mais fáceis, sem grandes decidas e pouca lama. Prefira também, ao iniciar seu filho no motociclismo, optar por pistas já conhecidas por você e vá em dias menos movimentados.

Estimule, mas sem forçar

Aprender a pilotar pode ser uma tarefa bem cansativa, principalmente para crianças. Dessa maneira, ao introduzir seu filho no motociclismo, vá devagar. Se ele ficar cansado depois de alguns minutos sobre a moto, descanse um pouco com ele e depois volte à atividade.

É importante que, para as crianças, andar de moto seja também um momento de diversão, por isso evite inscrevê-los em competições se ele ainda não estiver preparado, para que ele não fique receoso em continuar praticando em caso de de desempenho ruim.

Controle a velocidade

As motos infantis geralmente alcançam baixas velocidades, o que é bom para as crianças, pois ajuda a evitar acidentes. Mesmo assim, é importante controlar a velocidade máxima atingida por ele, sem estimulá-lo a correr mais. Mesmo que a velocidade das motos infantis não seja alta, acidentes sempre podem acontecer.

Compartilhar uma paixão como o motociclismo com os filhos é sempre uma oportunidade a mais de realizar atividades juntos. Com o tempo vocês podem começar a aumentar o grau de dificuldade das trilhas.

E você, começou com seu pai ou já introduziu o filho no motociclismo? Se você tem uma história de moto em família, compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.