Fumaça branca saindo do escapamento é sinal de problema?

fumaça branca motocicleta

Para o motociclista, manter a revisão da moto em dia e com todas as peças funcionando perfeitamente é quase tão importante quanto cuidar da própria saúde.

Por isso, é fundamental conhecer o funcionamento da sua máquina, como também identificar que algo está errado. É claro que isso não significa que você vá arrumá-la sozinho.

Mas quando procurar a ajuda de um mecânico, já terá o mínimo de conhecimento para reportar o ocorrido e também para entender o diagnóstico oferecido por ele.

Pensando nisso, preparamos um texto completo para quem tem dúvidas sobre a fumaça branca saindo do escapamento da moto. Você sabe se isso é um problema? Veja agora!

O dia está frio? A fumaça branca pode ser água

Sabe quando o dia está tão frio que sai fumaça da boca quando falamos ou respiramos? Esse pode ser exatamente o caso da sua moto. Isso porque, em alguns casos, o resultado da queima do combustível é água, que será eliminada pelo escapamento.

Quando o dia está muito frio e a água muito quente, ela sai em forma de fumaça branca. Para entender se esse é o seu caso, observe a temperatura do dia e também se isso acontece somente quando você dá a partida.

Isto é, se a fumaça não persistir ao longo do trajeto, as chances são de que não há nada de errado.

Fumaça branca com tons azulados é sinal de encrenca

Seria ótimo se toda fumaça branca saindo o escapamento fosse um bom sinal. Mas a verdade é que se ela tiver tons azulados, a encrenca pode ser grande. Isso porque esse é um sinal claro de que o óleo do motor está sendo queimado no local errado, na câmara de combustão. Outro indício é o cheiro forte que sai junto com a fumaça.

fumaça branca

Os motivos por trás desse fenômeno são vários: os anéis do pistão do motor podem estar gastos; o turbo está desgastado e o óleo cola no circuito de admissão; a junta da cabeça do motor sofreu danos; ou os retentores de guia de válvula estão desgastados. Para cada uma dessas situações existe um sintoma específico. Por isso, observe corretamente em quais situações a fumaça branca sai e informe ao mecânico.

A fumaça branca pode ser sintoma de problema no radiador

Assim como no tópico anterior, a fumaça branca pode ser um sinal de que o líquido errado está sendo queimado na câmara de combustão.  Nesse caso, provavelmente é aquele responsável pelo resfriamento do radiador. Isso acontece quando a junta do motor está danificada, o que permite que o líquido de arrefecimento passe para a câmara e entre em combustão junto com o combustível.

Se você desconfia de que esse é o motivo por trás da fumaça branca que sai do escapamento da sua moto, existe uma forma simples de comprovar. Basta checar o nível do líquido de arrefecimento e perceber se ele baixa muito rapidamente. Ou ainda, quando o escapamento estiver frio, passe o dedo dentro dele para checar se ele está molhado. Se estiver, é sinal de que você precisa procurar um mecânico.

fumaça branca saindo do escapamento da sua moto pode ser um sinal de que algo está errado. O mais importante é observar os outros sinais que vêm junto com esse sintoma. Dessa forma, ao procurar o mecânico, ele terá mais subsídios para entender o que exatamente está acontecendo com a sua moto.

Você já teve problemas como esse? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Um comentário em “Fumaça branca saindo do escapamento é sinal de problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.