Dicas de como usar aditivos para motos

Dicas de como usar aditivos para motos

fotomoto

Em toda revisão, troca de óleo ou até mesmo no bate papo com os amigos de estrada sempre surge o assunto sobre a utilização de aditivos para a moto.  O aditivo é um tipo de substância que pode ser adicionado no motor, radiador ou em alguma outra parte da motocicleta com a intenção de melhorar o rendimento de uma determinada propriedade. Existem aditivos para retardar o efeito oxidante, anticorrosivos, antiferrugem, antiespumante e aqueles que melhorarm o desempenho de óleos, embreagem, motor, e até mesmo do combustivel

Com a intenção de sanar as duvidas e revelar as verdades sobre a utilização deste tipo de componente, fizemos aqui uma lista do que pode e deve ser feito com os aditivos para a melhoria do desempenho da sua moto.

Aplicação do aditivo no fluido de arrefecimento

Um aditivo para motos para ser colocado no fluido de arrefecimento garante a proteção deste contra o congelamento e a oxidação, uma excelente troca térmica, assegurando a eficiente refrigeração do motor, além de excepcional proteção anti ebulição.

Em altas temperaturas, mesmo após longo período de uso o aditivo Motocool, por exemplo, apresenta extraordinária propriedade anticorrosiva e faz com que o tempo de troca dos aditivos seja maior.

Aditivo no óleo do motor

A aplicação de aditivo para motos no óleo do motor deve ser feita de forma cuidadosa para não afetar o desempenho geral do mesmo. A melhor forma de se melhorar o desempenho do motor é usar um bom óleo composto de uma boa combinação de lubrificantes e aditivos, como é o caso do Óleo 5100 da Motul. Este e outros óleos com aditivos garantem o perfeito funcionamento do motor, diminuindo o atrito entre as peças e evitando o desgaste precoce de peças.

A sua correta aplicação pode aumentar a vida útil do motor, mas deve ser feita apenas por especialistas no assunto e nunca no quintal de casa.

Óleo de Embreagem com aditivos

Para motos off road os aditivos respondem de maneira diferente quando comparados a motos de uso urbano. Um bom óleo de embreagem com aditivos, por exemplo, proporciona uma boa resposta da embreagem em todas as circunstancias de trocas de marchas, sejam elas bruscas ou suaves.

Cuidados ao utilizar aditivos

As motos tem a sua mecânica toda estudada e trabalhada para funcionar com um tipo especifico de óleo, lubrificantes, dentre outros, e a mudança de qualquer destes compostos ou a aplicação de um aditivo deve ser feita por profissionais gabaritados para tal. Determinados profissionais conhecem exatamente como o motor funciona, o que pode e não pode ser feito e são profissionais em estudar a combinação de compostos, seus benefícios e malefícios para o motor e para toda a mecânica da moto.

A incorreta aplicação de um aditivo para motos pode trazer uma série de problemas no motor, como o mal funcionamento, pane ou parada inesperada. Um aditivo lubrificante, por exemplo, que diminui o atrito entre as peças do motor, em contato com peças onde o atrito é necessário pode gerar um mal funcionamento em freios e embreagem, fazendo com que um acidente seja praticamente inevitável.

Você aprendeu a usar aditivos em sua moto com a ajuda das nossas dicas? Deixe seu comentário sobre o assunto!5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.