Desengripante para moto: Dicionário do iniciante

Desengripante para moto: Dicionário do iniciante

chrome-642293_1280

É fundamental tomar cuidados com sua moto, procedendo a boa manutenção e a limpeza. Os cuidados contribuirão para prolongar a vida útil e a eficiência de seu veículo. Já pensou que, bem antes daquela sua viagem dos sonhos, sua moto possa ficar “gripada” e perturbar todo o seu roteiro? Isso mesmo! É aí que entra em cena o desengripante para moto. Você sabe o que seria isso e para que serve exatamente? Preparamos, nesse artigo, um dicionário do iniciante para que você termine esse texto sabendo tudo sobre o desengripante para moto!

Sua moto está com problemas?

moto, com o passar do tempo, pode apresentar peças emperradas devido ao processo de oxidação (ferrugem) ou simplesmente por que estão muito apertadas. Em diversos casos, essas condições geram o acúmulo de água e sujeira em suas estruturas. Assim, por analogia, pode-se dizer que a moto está “gripada”.

O que é o desengripante?

desengripante é um tipo de lubrificante que atua nas peças da moto, reduzindo o atrito e permitindo que sejam soltas, eliminando a água e a sujeira acumuladas. Se quiser continuar a analogia, o lubrificante seria o “xarope” para sua motocicleta! Esse produto evita a ferrugem, impedindo o processo de corrosão, e serve para lubrificar as peças, eliminando ruídos e rangidos.

Que peças que podem ser lubrificadas com desengripante?

Todas as peças da moto sujeitas à corrosão, ao acúmulo de água e sujeira, ao maior atrito, a ficarem presas e emperradas podem precisar do uso de um desengripante. Fique de olho nos parafusos, rolamentos, dobradiças, fechaduras, correntes, terminais, embreagens, eixos, freios e no carburador, principalmente.

Como aproveitar o desengripante para moto?

Os desengripantes são utilizados na forma de spray e podem ser à base de óleo vegetal com aditivos especiais, como anticorrosivos, antioxidantes e antiumectantes. Servem para uso em veículos e para mecanismos em geral de uso doméstico, industrial ou comercial: carros, motos, bicicletas, eletrodomésticos, material de caça e pesca, robôs, máquinas industriais, aparelhos de academia, entre outros.

Para usá-lo, pulverize o produto a uma distância de 15 cm do local de aplicação, direcionando o jato para a parte ou peça específica a ser tratada. No caso de o componente ou a parte situar-se em local de difícil acesso, encaixe o tubo prolongador no orifício apropriado e faça a pulverização.

Mas atenção: o desengripante é um produto inflamável. Conserve-o à temperatura inferior ou igual a 50º C. Outra recomendação é não guardá-lo no interior de veículos, pois o produto está sob pressão. Por fim, a lata não deve ser perfurada nem jogada em incineradores e precisa ser mantida longe de animais domésticos e crianças, a fim de evitar acidentes e envenenamento.

Vale a pena usar um desengripante para melhorar o desempenho de sua moto e a fim de evitar contratempos mais sérios de oxidação e de peças com ruídos, para você conseguir aproveitar melhor seus passeios, sem ter dor de cabeça com o seu veículo. Faça o teste e veja a diferença. Aplique o produto e se livre da água acumulada, da ferrugem e dos barulhos desagradáveis!

Você já usou um desengripante em sua moto? Qual foi a melhora que você percebeu ao usar o veículo? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.