Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre BMX

Descubra tudo o que você sempre quis saber sobre BMX

Zelao-Descubra-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-BMX

Então um dia, você vê aqueles caras voando com uma bicicleta sobre um terreno cheio de rampas e de lama e se pergunta: Uau! O que esses caras estão fazendo? Isso é BMX, meu amigo. A prova de bicicleta mais radical do planeta.

Se a adrenalina está rolando nas suas veias e você ficou interessado em saber tudo sobre este esporte, continue lendo este artigo e descubra tudo o que você sempre quis saber sobre BMX.

História do BMX

Ao contrário do que muitos dizem, o BMX não nasceu na Califórnia, EUA, durante os anos 60, mas em 1958, em Amersfoort, na Holanda. Mas, começou a ganhar popularidade mesmo dois anos após, nos Estados Unidos.

Foi quando crianças que observavam as corridas de MotoCross resolveram brincar de correr também, mas com suas bicicletas. Então, eles passaram a construir pistas com obstáculos para sentir na pele, toda a adrenalina que seus ídolos sentiam.

A partir dos anos 70, essas crianças foram crescendo e com elas, o esporte, o que criou-se um mercado completo em torno dele, com novos modelos de bicicletas, novas peças foram colocadas à venda e publicações especializadas foram surgindo.

Modalidades do BMX

Existem 2 modalidades de BMX: o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (manobras). O Freestyle possui algumas subdivisões de modalidades, de acordo com o local e a forma de execução das manobras. São elas:

Dirt Jumping

Esta modalidade é praticada em rampas de terras de diversas alturas e com distâncias variadas. Seus obstáculos consistem desde rampas únicas, duplas ou várias, conhecidas como trails. Suas manobras são uma mistura das da vert com saltos de bicicross.

Vert

O nome vem de vertical. É uma modalidade com muita adrenalina, até mesmo para quem está assistindo. Ela é praticada em rampas com formatos de “U”, chamadas de Half-Pipe. Nessa rampa são feitas manobras nas bordas e em aéreos, onde os praticantes dão grandes saltos executando manobras com alto grau de dificuldade. Quanto maior a dificuldade de suas manobras, maior a pontuação que ele recebe.

Street

Como o próprio nome sugere, esta modalidade é praticada nas ruas. Tudo o que estiver no meio do caminho, pode se tornar um obstáculo, desde escadas, muros, corrimãos, bancos, monumentos, guias, buracos etc. As manobras são uma mistura de Dirt, Vert e Flatland e são executadas assim que é ultrapassado um obstáculo, é preciso de muita criatividade para a prática desta modalidade.

Park

São circuitos fechados (skateparks ou bikeparks). No início os obstáculos simulavam os de street, mas com o tempo, foi evoluindo para um desenho próprio, onde inclui rampas para aéreos e saltos, bancadas, muros e paredes, além dos que simulam os encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.

Flatland

Em tradução livre, terra plana. Essa modalidade, que exige muita criatividade é praticada em terrenos planos e, pasme: sem obstáculos. Suas manobras exigem muito equilíbrio, agilidade e criatividade e podem ser estáticas, quando usa-se travões, ou em movimento, quando dispensa o acessório. Seus praticantes procuram combinar diversas manobras, uma atrás da outra, sem interrupção do movimento entre elas. Para praticar a modalidade é necessário uma bicicleta diferente das bicicletas das outras modalidades do Freestyle.

prática do BMX, não importa qual a modalidade, é necessário muito treino e muitos equipamentos de proteção. Agora que você já conhece o BMX, diga para a gente nos comentários: qual a sua modalidade favorita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.