Como ser mais veloz em trilhas off road: 5 segredos

Como ser mais veloz em trilhas off road: 5 segredos

como ser mais veloz em trilhas off road

Pilotos amantes de trilhas devem estar preparados para enfrentar a variedade de obstáculos, o esgotamento, o calor e o frio, o sol e a chuva. Com todos esses desafios, é possível que sua moto não consiga um bom desempenho. A maior velocidade vai depender tanto de sua moto quanto de sua disposição e habilidades.

Veja a seguir como ser mais veloz em trilhas off road!

1. Melhorar a suspensão: furinhos nas flautas melhoram o desempenho

Para conseguir mais rapidez nas trilhas, uma dica é melhorar a suspensão das motos CRFs. Desmonte o veículo, retirando as rodas, a pinça de freio, osparafusos de fixação do mangote de freio, a bengala.

Siga a ordem:

  • Tampa da bengala;
  • Mola;
  • Óleo original deve ser drenado;
  • Flauta de controle de passagem do óleo.

Agora você vai alargar os furos da flauta, aumentando para 8 mm de diâmetro. São 4 furos, 2 em cada flauta. Depois, lave as flautas com benzina ou querosene para tirar as limalhas e arestas deixadas pela broca. Seque-as bem depois de lavadas. Deve-se ter cuidado no momento de remontar as flautas nas bengalas. Para preencher as bengalas com óleo especial sintético, é preciso manter as suspensões fechadas e retirar as molas.

Em seguida, remonte tudo com cuidado e veja como ser mais veloz em trilhas off road ajustando a suspensão.

2. Melhorar as curvas: atenção na saída!

Para ganhar mais tempo nas curvas, o ideal é escolher um bom traçado, frear depois e permanecer no embalo por toda a curva. As curvas são formadas por:

  • Entrada (momento em que o piloto freia até o ponto que vai virar);
  • Execução (forma como o piloto está virando);
  • Saída (momento em que o piloto acelera mais, buscando a tração máxima).

Nas saídas, a forma de conduzir é mais explosiva, sendo necessário buscar maior tração para usar toda a potência do motor. Quando o veículo começa a andar mais rápido, você deve inclinar seu peso para trás a fim de conseguir mais tração na roda traseira.

3. Como ser mais veloz em trilhas off road melhorando a aceleração

Outro ponto a considerar na condução de motos off road pelas trilhas é a aceleração. Você sabe acelerar? Veja o que você deve fazer para conseguir maior aceleração:

  • Usar a moto na posição vertical;
  • Nas retas, distribua seu peso na roda traseira a fim de conseguir mais tração.

Para velocidades maiores, mas seguras, use o acelerador com agressividade, mas de forma progressiva.

4. Fazer um “voo” adequado como o Motoqueiro Fantasma

Se quer saber como ser mais veloz em trilhas off road, você precisa considerar os saltos de motoCross. Você pode voar alto ou baixo, mas deve seguir as instruções a seguir:

  • Voo baixo: mantenha o tronco levantado para frente, empurrando o guidão com os braços e chegando o quadril bem para trás, com as pernas dobradas para evitar o efeito catapulta;
  • Voo alto: mantenha uma posição balanceada, mas não flexione as pernas e nem permita que a moto se movimente sob suas pernas para não atenuar o pulo.

5. Treinar sempre para aprimorar suas habilidades e técnicas

É importante treinar sempre para aprender como ser mais veloz em trilhas off road. Existem 2 tipos básicos de treino de velocidade para trilhas:

  • Treino de velocidade 1/1: inicie com 1 volta rápida no máximo e 1 volta devagar (60% do que você pode oferecer de melhor); repita 15 vezes essa série, anotando as voltas e buscando reduzir o tempo.
  • Treino de velocidade progressiva: inicie com 1 volta rápida e 1 devagar; depois, 2 voltas rápidas e 1 devagar; 3 voltas rápidas e 2 devagar; 5 voltas rápidas e 1 devagar; busque sempre baixar o tempo (o piloto consegue, nesse treino, seguir um ritmo mais parecido com o começo de uma corrida, podendo definir algumas posições e treinar a largada também, passando por toda a trilha).

Já aprendeu como ser mais veloz em trilhas off road? Deixe sua dica!

como ser mais veloz em trilhas off road

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.