Como fazer manutenção da sua moto depois de muito tempo parada

Às vezes acontece ter que deixar a moto na garagem, sem ser usada por muito tempo. Na hora de voltar a ativa surgem muitas dúvidas de como fazer manutenção adequada, pois como os mais experientes motociclistas sabem, alguns elementos se deterioram depois de ficarem muito tempo parados.  Separamos algumas dicas para você fazer a manutenção da sua moto depois de ter ficado muito tempo com a moto parada. Confira!

Troque o combustível

Esvazie o tanque de gasolina, pois após um mês parada a gasolina fica “velha”. Isso acontece porque ela tende a formar depósitos e perde as características que lhe deixam formar um líquido homogêneo.

A gasolina premium pode até envelhecer mais lentamente, mas não existe uma estimativa de quanto tempo ela ainda pode ser usada. Assim, o ideal é esvaziar o tanque. Ao reabastecer a moto depois de muito tempo parada pela primeira vez, dê preferência a gasolina premium, isso porque ela tem aditivos que ajudam na limpeza do motor.

Calibre os pneus

Quando a moto fica muito tempo parada, ao ser usada pode estragar os pneus. Isso acontece porque eles vão se deformando a medida que a calibragem diminui. O primeiro passo para a manutenção dessa moto é verificar se não existem rachaduras e deformidades irreparáveis, decorrentes do ressecamento da borracha depois de a moto ficar muito tempo parada.

Caso o pneu não seja recuperável, o ideal é comprar um novo, mas se ele não estiver ressecado e danificado, calibre-os de acordo com o recomendando no manual e ele estará pronto para rodar.

Recarregue a bateria

bateria é um dos itens que podem acabar na moto depois de muito tempo parada. Em alguns casos, apenas uma carga é capaz de deixa-la apta para funcionar. Mas se no pior dos casos ela não voltar a funcionar mesmo com todas as suas tentativas para recarregá-la, ela deverá ser trocada.

Verifique os fluidos

Verifique tudo que é fluido na sua moto: o lubrificante e óleo do motor. O óleo do motor normalmente deve ser trocado a cada seis meses, por isso, é bastante provável que ele deva ser trocado na manutenção antes de voltar  a utilizar sua moto.

Já o lubrificador pode perder a viscosidade e o poder de lubrificar por causa da oxidação que ocorre na sua moto depois de muito tempo parada.

Atenção às velas

Verifique as velas. Depois de muito tempo sem que a moto seja utilizada, elas podem estragar. Retire-as com a chave adequada e observe a distância entre os eletrodos, que pode ser encontradas nas orientações do fabricante.

Verifique os filtros

Assim como as velas, os filtros de combustível, óleo e ar também devem ser verificados e passar por manutenção antes de colocar a moto para funcionar

Confira os cabos

Os cabos de aceleração e embreagem também merecem atenção especial na moto depois de muito tempo parada, já que eles podem acabar ressecando neste período. Caso seja possível remova-os para que sejam lubrificados. Verifique se existem vazamentos ou caso estejam ressecados, pode ser necessária a troca dos cabos.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer a manutenção na sua moto depois de muito tempo parada, só falta colocá-la para circular. Você já teve que deixar sua moto muito tempo parada e depois observou esses problemas? Deixe um comentário contando porque e como foi a manutenção antes de voltar a andar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.