Como economizar gasolina na moto? Veja 4 dicas!

Como economizar gasolina na moto? Veja 4 dicas!

como economizar gasolina

As preocupações com a moto envolvem a manutenção do veículo, os cuidados ao dirigir e o uso adequado de combustível. Contudo, tanto a manutenção quanto os cuidados ao dirigir também podem ajudar na redução de custos com combustível.

Muitos motoristas de carros e pilotos de motos vêm reclamando dos aumentos constantes no preço da gasolina. Não é uma má ideia economizar com combustível e juntar mais dinheiro, não é verdade?

Veja a seguir algumas dicas de como economizar gasolina!

1. Tome mais cuidado com os pneus

Os cuidados com os pneus podem ajudar bastante na redução de consumo de combustível. A calibragem adequada, por exemplo, é um deles. Mais gasolina é consumida devido ao arrasto gerado pela calibragem incorreta. Quando os pneus estão com pressão a menos é como se a moto andasse travada. Quanto mais largo for o pneu da moto, maior será o arrasto e maior será o consumo de gasolina.

A calibragem errada (seja para menos, seja para mais) provoca desgastes irregulares nos pneus, os quais ajudam a aumentar o consumo de combustível e facilitam os acidentes. É importante seguir a pressão ideal, fornecida pelo manual do fabricante.

Cada pneu pode perder até 1 psi de pressão naturalmente a cada 30 dias, especialmente em épocas frias. É recomendável verificar a calibragem dos pneustoda semana e ficar sempre atento à geometria deles para fazer, caso seja necessário, o alinhamento e o balanceamento.

2. Não aqueça o motor antes de sair

Para muitos pilotos, aquecer o motor antes de sair é considerada uma boa prática. Mas se trata de um engano. O aquecimento do motor antes de sair só contribui para queimar mais combustível. Boa parte das motos tem injeção eletrônica, o que dispensa a suposta necessidade de aquecer o motor na saída, pois o motor é aquecido no próprio movimento.

Além de evitar queima de combustível, deixar essa prática evita também a deterioração das peças da moto.

como economizar gasolina

Por isso, lembre-se sempre de como economizar gasolina evitando aquecer o motor antes de sair.

3. Seja cuidadoso na direção

Uma série de cuidados enquanto você está dirigindo sua moto poderão ajudar a consumir menos combustível. Uma delas é não acelerar a moto enquanto ela estiver parada, esperando o semáforo abrir por exemplo, pois, além de aumentar o consumo de gasolina, contribui para danificar o motor em longo prazo.

É importante evitar velocidades muito altas, mantendo uma velocidade média constante. Outra prática salutar para economizar gasolina é a troca de marchas no momento certo, engatando a segunda assim que for oportuno. Evite ainda acelerar ou frear de forma brusca constantemente.

Deixar a moto em ponto morto nas descidas também não é bom — o ideal é manter o veículo engrenado. Durante as subidas, não fique acelerando demais.

4. Controle suas saídas

Finalmente, vale a pena uma dica simples, mas de ouro. Se não é bom deixar a moto parada por muito tempo, também não é aconselhável (nem para a moto, nem para o seu bolso, nem para sua própria segurança) ficar saindo o tempo todo.

Controle suas saídas. Se você gosta de praticar trilhas, planeje cuidadosamente os dias e o percurso. As trilhas são, por si só, um motivo para maior consumo de combustível, considerando que os caminhos vão exigir mais do veículo.

Você perceberá que, saindo menos, o consumo de gasolina cairá bastante e você conservará sua moto por mais tempo. Se possível, calcule um consumo médio mensal satisfatório e procure respeitá-lo.

O que achou dessas dicas de como economizar gasolina na moto? Aplica alguma delas? O que você costuma fazer para não gastar muito com combustível? Deixe sua dica nos espaços a seguir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.