Capacetes para Motos – Quais itens devo priorizar na hora da compra

Capacetes para Motos – Quais itens devo priorizar na hora da compra

Por acaso você está pensando em trocar seu capacete para motos? Saiba que tal utensílio é um auxiliar de peso para suas trilhas e corridas de motocicleta. Trata-se do principal item de segurança para o condutor. Portanto, na hora de adquirir um capacete para motos, é importante saber o que está levando para casa! Que tal conferir quais itens devem ser priorizados na hora da compra desse equipamento? Confira logo abaixo!

Confira o material do capacete

O material que é utilizado para elaborar os capacetes para motos varia de acordo com a finalidade desse equipamento. Se o seu objetivo for para o uso em viagens longas, trilhas ou corridas, é recomendado adquirir capacetes de fibra de carbono, que aliam resistência e durabilidade ao baixo peso, e são aprovisionados de sistemas de ventilação. Para uso de capacetes dentro da cidade, os de fibra de vidro são suficientes, sendo resistentes e ainda mais leves.

Confira as medidas do capacete

Não é necessário experimentar o capacete para motos antes de comprá-lo para ver se ele se ajusta à sua cabeça, você sabia disso? Você pode concluir a compra a partir da medida da circunferência de sua cabeça, comparando-a com os tamanhos que são oferecidos no mercado:

  • XS (53-54 cm);
  • S (55-56 cm);
  • M (57-58 cm);
  • L (59-60 cm);
  • XL (61-62 cm);
  • XXL (63-64 cm).

 

Com o auxílio dessas informações, dificilmente você se enganará na hora de escolher o modelo certo quando efetuar a sua compra!

Confira a viseira

Confirme se a viseira do seu capacete para motos permite visão periférica e se poderá ser substituída por outra mais escura, espelhada ou HD. Além disso, veja se ela é de fácil abertura e protege contra o vento, a chuva e a poeira e se tem resistência contra riscos e embaçamento. Claro que, quanto mais funções oferecer, o preço do capacete será maior. Apesar disso, não custa dar uma olhada no momento da compra e depois priorizar as características, segundo suas próprias necessidades.

Confira o Certificado INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

O certificado do INMETRO é a garantia de que os capacetes para motos que você pretende comprar passou nos testes realizados por esse instituto e está apto a desempenhar suas funções.

Observe os forros e o conforto na sua cabeça

Os forros dos capacetes para motos proporcionam boa comodidade aos motociclistas, impedindo o contato direto de sua cabeça com o material duro desse equipamento. Eles devem ser bem macios, não apertar as orelhas, absorver suor e permitir a boa respiração dos tecidos da pele.

Os tipos de forro removíveis são uma boa opção para aumentar sua durabilidade e também podem ser feitos de material antialérgico ou antibactericida. Já os forros ergonômicos são de mais rápida adaptação e apresentam nível de conforto elevado. Escolha o modelo ideal para você.

Examine o sistema de ventilação

Um bom sistema de ventilação permite a constante renovação de ar no interior dos capacetes para motos e impede o indesejável embaçamento, que atrapalha a pilotagem e a visão do motociclista.

Escolha capacetes com cores vivas

A cor dos capacetes para motos é uma questão de gosto, mas pode também influenciar na segurança. Capacetes de cor fosca não atraem a atenção de outros motoristas. Aqueles que distribuem cores mais vivas e brilhantes servem como sinalizadores visuais e podem ajudar a evitar acidentes.

Analise o design do objeto

Essa é uma decisão muito pessoal. Se você vai comprar um capacete para moto, é interessante optar por um modelo que satisfaça o seu gosto, apresente design elegante e ofereça aparência atrativa. Procure o equilíbrio estético.

Caso tenha dúvidas, você pode sempre contar com a opinião de outras pessoas que confia. Nunca se esqueça que, independentemente da sua escolha, você deve buscar conciliar a beleza com a funcionalidade, para não sair perdendo!

Avalie os preços cobrados

Sim, o preço é importante no momento da escolha dos capacetes para motos, mas é interessante não fazer uma economia que pode custar mais caro em um futuro próximo.

Muitas vezes é melhor comprar um produto de valor mais alto, mas que ofereça mais garantias e durabilidade! Se, realmente, não estiver em condições de investir muito, alie as principais vantagens do capacete ao menor preço.

 

Com a ajuda dessas dicas você acredita estar apto a comprar o capacete para motos de acordo com suas necessidades? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.