As 4 técnicas de pilotagem de motos off-road que você precisa conhecer

Zelão - 16 de setembro - As 4 técnicas de pilotagem de motos off-roadA paixão por duas rodas alcança pessoas do mundo todo. Muitos não se contentam em apenas pilotá-las nas estradas ou postas: querem algo mais emocionante e radical. Para isso existe a modalidade off-roadEla consiste em atividades com a moto realizadas em lugares nos quais não há pavimentação, calçadas e acesso fácil – literalmente, onde não há estradas.

Por mais legal e interessante que estas atividades possam parecer, antes de começar a praticar qualquer uma delas (que, no caso da moto, são: motocross, enduro e trilha) é necessário conhecer ao menos o básico sobre a pilotagem nestas situações em especial.

Por isso, para que você possa começar logo a fazer as suas manobras off-road, separamos quatro técnicas de pilotagem de motos off-road que você precisa conhecer para curtir toda a adrenalina com segurança e responsabilidade. Confira logo abaixo!

Posição na pilotagem

Garantir a posição certa é uma das técnicas de pilotagem de motos off-roadindispensáveis. Se o piloto está sentado, seus ombros e coluna devem se manter sempre relaxados. Já os cotovelos devem sempre estar levemente levantados, para melhor absorção dos impactos. Posicione seus joelhos de forma que eles pareçam “prender” o tanque de gasolina, com suas botas pressionando o quadro. Procure não soltar das manoplas, sempre deixando, ao menos, um ou dois dedos comandando.

Agora se o piloto estiver de pé – que é considerada a posição mais adequada na pilotagem off-road – os joelhos devem ser mantidos sempre flexionados, com as pernas pressionando o quadro da moto. O salto da sua bota deve estar sempre encaixado na sua pedaleira, com o pé esquerdo sempre ao lado do pedal de câmbio. Já o direito deve ser mantido no pedal do freio, de forma que ela fique mais eficiente.

Para fazer curvas

Em curvas no asfalto, nestes momentos a tendência é a de inclinar-se junto com a moto, sempre tendendo para o lado da curva. Mas quando falamos em pilotagem off-road é diferente. As freadas que você der precisam ser suaves, de forma que você não perca a aderência. Procure usar mais os freios traseiros, deslocando-se sempre à frente da moto, encostando-se ao tanque.

Para manter a segurança, uma das técnicas de pilotagem de motos off-road é procurar colocar seu pé à sua frente, com o bico sempre apontando para cima. Assim, você transferirá mais peso para a frente, utilizando-o como apoio, se necessário. Quando estiver saindo da curva, procure acelerar, conseguindo ganhar mais controle sobre a moto.

Atenção nas descidas

Quando for descer, procure ficar de pé nas suas pedaleiras: isso vai garantir mais segurança na hora de pilotar. Como o peso estará sempre concentrado na parte da frente, o piloto deve buscar se deslocar em direção à traseira da moto, equilibrando a situação.

Se a descida se encontra no meio da trilha e é impossível ficar de pé, o mais recomendado é jogar o corpo para trás, praticamente deitando no banco da moto e, logo após, acionando os freios. Porém, se a descida é no estilo “rapel”, o piloto deve optar pela segurança, descendo da moto e segurando-a como puder até chegar ao final.

Técnicas de pilotagem de motos off-road nas subidas

Opostamente ao último tópico, na hora de subir, o piloto deve buscar colocar todo o seu peso na parte dianteira da moto, uma vez que a tendência é que ela vá para trás por conta da gravidade. Se ela for longa, mas com uma inclinação razoável, imprima velocidade maior para conseguir pegar impulso e subir com tranquilidade.

Mantenha os pés nas pedaleiras para garantir a segurança e a mobilidade damoto. Se você começou a sentir que a moto está perdendo força, fique atento para fazer reduções na marcha se sentir que é necessário, sempre buscando ser preciso, de forma a não desviar a força da sua moto.

Então, o que achou das técnicas de pilotagem de motos off-roadapresentadas? Pronto para começar a aventura? Arrume suas peças e equipamentos necessários e parta logo para o seu próximo trajeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.