9 formas de economizar combustível em sua moto

9 formas de economizar combustível em sua moto

formas de economizar combustível

A motocicleta é um dos veículos mais econômicos para se locomover, principalmente no dia a dia. Porém, é possível desenvolver formas de economizar combustível mesmo nas motos que mais consomem e assim não pesar os deslocamentos no bolso.

Listamos algumas formas de conseguir ter um bom desempenho e ainda economizar. Confira:

1. Manere nas aceleradas e freadas

Uma das formas de mais desperdício de combustível é com a aceleração incorreta da moto. O ideal é manter uma velocidade constante na qual seja possível realizar um número menor de freadas, principalmente as bruscas. Essa é uma das formas de economizar combustível mais eficientes.

2. Verifique a calibragem dos pneus

Um pneu murcho ou ainda muito duro gera um consumo de combustível acima do necessário pela necessidade do motor em trabalhar mais para compensar o excesso ou falta de contato com a pista. A calibragem correta do pneu, especificada no manual de instruções deve ser sempre seguida e a além disso, ela deve ser feita regularmente.

3. Não acelere com a moto parada

Muitos motociclistas têm o mau hábito de acelerar quando estão parados em um semáforo, porém, essa é uma forma de aumentar o consumo de combustível. Não faça isso a menos que seja realmente para iniciar o movimento da motocicleta, caso contrário você estará desperdiçando gasolina e ainda pode causar danos ao motor.

4. Evite carga desnecessária

Você tem um baú que utiliza para viagens e passeios, porém no dia a dia ele não é necessário, mas continua carregando em todos os deslocamentos. Uma dasformas de economizar combustível é retirando peso desnecessário da motocicleta, pois ela acaba precisando de mais energia quanto maior o peso.

5. Não aqueça o motor

Há muitos anos essa era uma prática necessária para dar partida na moto, porém com o desenvolvimento da injeção direta, isso não é mais preciso. Muito pelo contrário, apenas aumenta o consumo de combustível sem fornecer nenhum benefício a moto.

6. Ponto morto não é uma das formas de economizar combustível

Muitos motociclistas têm o hábito de colocar a moto em ponto morto nas descidas, porém, ao contrário do que se imagina, a moto continua consumindo combustível. Evite essa prática, pois além de não ser uma das formas de economizar combustível, ela ainda pode gerar riscos à segurança do piloto.

7. Limpe o filtro de ar regularmente

Ele pode parecer sem importância na moto, porém é fundamental para o desempenho correto. O filtro de ar limpo é uma das formas de economizar combustível, pois a energia é gerada a partir da queima de combustível com a ajuda do ar. Se o equilíbrio não estiver correto, a moto necessitará de compensar com o consumo elevado do combustível.

8. Atenção às trocas de marcha

Uma das formas de desperdício de combustível é não respeitar a necessidade correta de troca de marcha da motocicleta. Para isso, preste atenção aos sinais da moto de que está na hora de realizá-la e não mude a marcha antes da hora ou force-a até o limite.

9. Conheça sua moto

Ler o manual de instruções é uma das formas mais eficientes de conhecer sua moto, isso ajudará a ter um desempenho melhor em todos os aspectos. Além disso, ajudará ainda a prolongar a vida útil dela e de todas as partes que a compõem, assim como entender o funcionamento e conseguir economizar combustível tendo um desempenho melhor.

Todas essas formas de economizar combustível juntas ajudam a rodar mais sem pesar no bolso.

A economia feita em combustível não deve ser a mesma com os pneus, chega uma hora em que eles precisam ser trocados e isso não pode ser adiado. Confira alguns sinais de que essa hora chegou.

formas de economizar combustível

Um comentário em “9 formas de economizar combustível em sua moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.