7 problemas em moto off road mais comuns e como evitá-los

7 problemas em moto off road mais comuns e como evitá-los

Enduro bike rider driving across the desert

moto off road pode lhe dar muitas alegrias e aquela ótima sensação de liberdade ao guiar. Porém, ela está sujeita a muitos problemas se você não cuidar bem dela. Não se esqueça de que prevenir é muito melhor do que remediar depois, por isso é importante conhecer os problemas que podem estar relacionados com a sua atividade com a moto off road.

Veja sete problemas comuns em moto off road e aprenda a lidar com eles!

O pneu furou! E agora?

Quando o pneu está furado, o condutor terá que sair da trilha e procurar uma oficina. O pneu furado rodando pode causar acidentes e estragos na câmara de ar. E se houver mais de um furo na estrutura, as possiblidades de estrago serão ainda maiores, podendo obrigar o piloto a comprar uma nova câmara de ar.

Quando essa situação acontecer, verifique se a trava do pneu está apertada e procure o objeto que causou o furo – mas atenção, se ele estiver servindo para impedir a saída do ar, não o remova. Outra sugestão é a de distribuir seu peso na moto, de maneira que só a roda sem furos sofra mais pressão. Dirija em baixa velocidade, evitando as freadas e acelerações bruscas e, se possível, os buracos muito grandes e as pedras pontiagudas. Você também pode usar um spray reparador, que é produto eficiente contra furos, mas não contra rasgos no pneu.

Corrente arrebentada durante o percurso

corrente arrebentada durante o percurso pode ter sido somente uma emenda solta e, nesse caso, é só posicionar uma outra emenda no local. Mas se o seu problema for realmente uma corrente arrebentada e não for possível prosseguir no trajeto, o jeito será pedir para rebocar a sua moto off road.

Lubrificar e limpar a corrente é uma medida preventiva para minimizar o risco de arrebentá-la durante o percurso. Se você achar necessário ou estiver se sentindo inseguro com relação a qualidade da sua corrente, substitua o material por outro novo antes de partir para sua trilha.

Na travessia de um rio, o motor afogou

Esta é uma situação bem desagradável porém relativamente comum na rotina de quem anda de moto off road. Nesses casos você vai precisar tirar a vela de ignição e o filtro de ar da moto para secar. Feche a torneira de combustível e, virando a moto de ponta cabeça, engate a marcha e gire a roda traseira, a fim de expulsar a água do motor. Barulhos ásperos podem ser sinal de que há areia no motor e, então, será preciso rebocar a moto off road até uma oficina. Veja algumas outras medidas complementares para essa situação:

  • Retire a gasolina do carburador, pois ela pode estar com sujeira também;
  • Despeje um pouco de gasolina pela vela de ignição, recoloque a peça no lugar e tente ligar a moto (se não funcionar da primeira vez, tente mais vezes);
  • Caso o veículo não pegue, as conexões elétricas ou a água do carburador podem estar comprometidas;
  • Quando conseguir fazer a moto pegar, coloque o filtro de ar com o veículo ligado para evitar que ele “morra”;
  • Pode-se verificar ainda o óleo da caixa de marcha, a suspensão traseira, os rolamentos e o cabo do velocímetro.

Enfim, lembre-se de que, se desconfiar que há água no motor, o melhor é rebocar a moto, pois tentar ligá-la pode comprometer a máquina.

A moto caiu: aprenda a levantar o veículo

Se você tombou, evite levantar sua moto off road pelo meio ou pela traseira, porque o peso que você deve sustentar será maior. Levante-a pelo guidão, usando seu próprio corpo como alavanca. Em seguida, examine em que estado está o veículo. Se o freio de marcha quebrou, continue empregando uma segunda ou primeira marcha, porém, se já estiver na estrada, empurre um pouco a moto e engate uma terceira ou quarta.

Andar por cima da lama

Quando for preciso cruzar lama ou barro, freie sua moto off road com antecedência nas curvas. O procedimento evitará que o piloto caia ou ultrapasse o limite do trajeto(o que geralmente acontece quando ele freia em cima da curva).

Não se incline em curvas com lama, a fim de evitar a derrapagem. Ganhe velocidade na saída do local lamacento, para evitar derrapar. Recomenda-se usar menor calibragem nessas situações, pois o uso de menos pressão ajuda nessa travessia.

Vazamento no radiador

Se o vazamento no radiador da sua moto off road não for exagerado, é possível remediar a situação, jogando clara de ovo cru ou massa de tomate no radiador, você sabia disso? Na grande maioria das vezes essa técnica funciona. Portanto, você pode sempre andar prevenido, com alguns ovos na mochila, ou optar por procurar ovos em algum mercado ou venda caso isso ocorra no meio da trilha.

Embreagem patinando nas subidas

Para evitar esse problema, acelere sua moto off road antes da subida, evitando movimentos bruscos. Mantenha o controle sobre o acelerador e “queime” um pouco a embreagem, transmitindo a potência adequada para a moto.

Gostou de conferir essas dicas para solucionar problemas comuns em motos off road? Conhece outras situações comuns e suas soluções? Compartilhe suas experiências com a gente!

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