7 dicas para levar crianças com segurança em sua moto

Muitos pilotos não sabem como levar as crianças na garupa e acabam fazendo de maneira irregular. Dessa forma, o transporte de forma incorreta de crianças em motos causa cada vez mais acidentes fatais que poderiam ser evitados seguindo medidas importantes de segurança. Visando à segurança completa, confira sete dicas para levar crianças com segurança em sua moto e evite acidentes.

Atenção com o tamanho da criança

Para que você possa  levar crianças com segurança em sua moto é importante estar atento ao seu tamanho. Para que a segurança da criança esteja garantida, os pés devem ficar apoiados perfeitamente na pedaleira e ela deve possuir firmeza nos braços e pernas para se segurar. Caso isso não aconteça, é recomendado não transportar a criança na moto. Acidentes envolvendo o transporte incorreto de crianças em motos podem levar a invalidez e até mesmo óbito, por isso esteja sempre atento.

Para levar crianças com segurança em sua moto, use capacete

A criança deve estar sempre usando o capacete na hora do transporte em motos, garantindo sua segurança. Ao adquirir o capacete ele deve ser apropriado para crianças, já que os de adultos ficam largos e durante um acidente, podem acabar saindo.

Na hora de colocar o capacete certifique-se de que ele está regulado e preso corretamente, garantindo a proteção completa.

Roupa apropriada

A roupa também deve ser escolhida com atenção ao levar crianças com segurança em sua moto, para que, em caso de acidente, ela não se machuque com lesões pelo corpo com o contato do asfalto.

O ideal é optar por calça, de preferência de tecido mais grosso como o jeans, e jaqueta apropriada para o uso em motociclismo, com proteção extra nos cotovelos.

Você também pode investir em joelheiras infantis e luvas para proteger ainda mais a criança na hora do transporte, especialmente em áreas em que uma queda possa causar mais danos.

Nunca leve mais de uma criança em sua moto

Não é raro ver pelas ruas pessoas transportando mais de uma criança em suas motos e isso é extremamente perigoso. Se com uma criança já é necessário um cuidado redobrado, com duas ou mais se trata de imprudência.

Por isso, nunca leve mais de uma criança em sua moto, mesmo que o percurso seja curto.

Não dirija em alta velocidade

Respeitar a velocidade na hora de andar com sua moto sozinho é de extrema importância tanto para sua segurança quanto para a segurança de pedestres. Quando se está transportando uma criança, a atenção à velocidade deve ser ainda maior. A criança estará se segurando em você e por isso é necessário que não haja solavancos fortes ou uma velocidade muito alta, pois isso pode fazer com que ela se solte e acabe caindo ocasionando um acidente. Dirija sempre com cautela e abaixo da velocidade permitida.

Evite rodovias movimentadas

Na hora de  levar crianças com segurança em sua moto também é importante estar atento ao lugar aonde você irá dirigir. Passar por rodovias movimentadas pode assustar a criança, fazendo com que ela solte você e sofra um acidente. Por isso, pelo menos nos primeiros transportes prefira sempre ruas mais calmas, com acostamento e que sejam mais seguras.

Atente-se à idade

Muitos pilotos não sabem, mas há uma idade determinada por lei para que a criança possa começar a ser transportada em motos. Crianças abaixo de sete anos são proibidas de andar na garupa e caso o piloto infrinja essa norma, pode ser multado e ter sua carteira apreendida. Por isso, tenha sempre atenção à idade da criança para garantir a segurança.

Saber como  levar crianças com segurança em sua moto é de extrema importância, já que você estará responsável pelo transporte delas. Seguindo dicas de segurança, você evita acidentes e garante um passeio muito mais tranquilo. Conte, nos comentários, como você transporta as crianças em sua moto e quais são suas outras dicas de segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.