7 curiosidades sobre o AMA
A AMA Motocross Championship é o principal evento de motocrossdos Estados Unidos, realizada desde 1972. É idealizada pelo American Motorcyclist Association (AMA), e gerido pela MX Sports Pro Racing. A paixão internacional pelo a AMA conta com algumas curiosidades desconhecidas por muitos fãs. Decidimos revelar algumas para vocês! Confira logo abaixo!
#1. Total Sigilo
Um piloto da fábrica contratado pode revelar nada sobre o que foi tratado, nem mesmo citar alguma informação do contrato com pessoas fora do seu time. É proibido de revelar qualquer novo conceito, invenção ou desenvolvimento de sua moto. Esta é uma tradição no AMA. No entanto, a história mostra que diversos pilotos quebraram essa regra, vindo a revelar alguns segredos de seus antigos empregadores.
#2. Ajuda ao companheiro
O piloto contratado da fábrica tem mesmo que competir para vencer, mas apenas quando tiver chance. Se ele não estiver numa posição que garanta a vitória, tem o dever de correr para beneficiar outro membro do time que esteja em condições mais favoráveis.
Em outras palavras, isso significa que o piloto precisa abrir mão de sua própria vitória para que o companheiro de equipe ganhe. Essa é uma regra legal da AMA.
#3. A moto não é do piloto
Diferentemente do que alguns fãs da AMA possam imaginar, o piloto não é dono da moto que conduz. Ele pode até utilizar a máquina em eventos fora de competição, mas apenas em aqueles que a fábrica concordar.
As motos nas quais o piloto treina, são diferentes das motos usadas em dias de competição. O contratado não pode competir em nenhum evento sem que a equipe aprove, muito menos emprestar o veículo para outro piloto usar.
#4. Exclusividade total
Um piloto da AMA não pode utilizar (principalmente em público) qualquer produto que seja direta ou indiretamente relacionado com concorrentes dos produtos que patrocinam ou que promovem a equipe. O mesmo vale para os produtos que equipe vende, como barcos, ATVs, scooters, motos, acessórios e outras peças.
#5. Disponibilidade
O piloto da AMA precisa estar disponível para promover a moto da equipe ou qualquer outro produto da linha em até 35 dias por ano. Nesse contexto, entram as famosas sessões de fotos e autógrafos em eventos e veículos especializados, bem como em qualquer material de revenda. Se o profissional faltar a um determinado número de sessões como estas, pode ser penalizado pela empresa.
#6. A integridade física é responsabilidade do piloto
Um fato bastante curioso sobre a AMA é que o piloto é o único responsável por danos, lesões, morte ou outro problema que ocorrer enquanto ele estiver pilotando pela equipe. A equipe não tem responsabilidade legal alguma de providenciar qualquer tipo de seguro de saúde, cuidados médicos ou compensação trabalhista para o piloto. A explicação é simples: O profissional não é empregado da equipe, mas sim um prestador de serviços.
#7. Aptidão física
Muita gente acha que para competir no AMA o piloto não precisa estar em forma. Mas isso não é verdade, pois as manobras exigem nível extremo da aptidão física dos concorrentes. As modalidades do motocross exigem bastante dos braços, ombro e glúteos dos condutores. O controle extremo de força, resistência e reflexo, entretanto, não são muito observados por quem está de fora, já que o piloto que é camuflado sob uma proteção corporal.
E você? Já conhecia estas curiosidades sobre a AMA? Sabe de alguma outra que não listamos aqui? Conte para a gente nos comentários abaixo!